19/10/2022
Edna assina “Carta do Beco” e defende políticas para população de rua

Neusa Baptista Pinto / Assessoria de Gabinete

Respeito, união e autoestima. As iniciais dessas três palavras formam o termo “Rua”, que dá título ao projeto que foi apresentado na Câmara Municipal de Cuiabá durante a Tribuna Livre desta terça-feira (18) pelo produtor cultural Raul Lázaro dos Santos Junior, conhecido como "Mano Raul".

Ele leu para os parlamentares a “Carta do Beco”, documento elaborado  durante oficinas de poesia, dança, música e grafite realizadas pelo projeto no Beco do Candeeiro, no último mês de agosto.

O projeto Rua é coordenado pelo Núcleo Hoje e, nesta ação, teve a parceria do Casarão das Artes. A Carta faz um apelo por políticas públicas para a população em situação de rua e usuária de drogas que vive no Beco e em pontos como o Morro da Luz e o bairro do Porto.

“Qual o plano para as pessoas que estão nas ruas desse centro? É preciso que essas discussões lancem um olhar humanizado sobre as vidas e corpos que habitam o Centro Histórico de Cuiabá”, diz um trecho da Carta.
“Hoje, oficinas de poesia, dança, música e grafite realizadas no Beco do Candeeiro querem apontar este outro caminho. A ação compõe o Projeto R.U.A que, entre os objetivos principais, tem o intuito de mostrar que a arte é capaz de transcender a dor, a violência e a adicção”.

Segundo o ativista, o objetivo do projeto é mostrar que a arte pode atuar como mecanismo contra a exclusão social.

“Queremos que essa carta chegue às mãos do prefeito Emanuel Pinheiro, pois estou cansado de lutar sozinho. Não uso mais drogas, mas estou aqui para pedir ajuda. O centro histórico não é só parede, são as pessoas que estão lá. A dependência química é uma doença fatal e, se não fizermos nada, muitos irão morrer”, disse ele.

Há oito anos, Mano Raul está à frente do projeto  “Hip Hop e o combate às drogas” . A iniciativa receberá R$ 50 mil em emenda de autoria da vereadora Edna Sampaio, valor que será destinado a ações de educação em saúde sobre uso de drogas.

“Espero que realmente consigamos de maneira efetiva contribuir para que estas atividades continuem e possamos atender a esta população tão inviabilizada, que é a população em situação de rua”, disse Edna Sampaio.

A parlamentar assinou a Carta e cobrou atenção do poder público ao centro de Cuiabá.

“Além da memória que constitui o centro histórico da cidade, que é um direito  fundamental de cada povo, ainda temos as pessoas que vivem ali, testemunhas dessa memória, e as pessoas em situação de rua, que precisam de políticas públicas que foram praticamente desmontadas, como a política de saúde mental. Precisamos lutar para que estas pessoas tenham uma chance”.

A Carta do Beco foi assinada também por outros vereadores, entre eles Maysa Leão (Republicanos) e Michelly Alencar (UB).  O documento pode ser assinado pela internet no link: https://bit.ly/3S5LaWV