25/10/2022
Em Tribuna Livre, vereadora Maysa Leão faz apelo aos vereadores que destinem emendas aos pacientes com câncer
Evelyn Ribeiro/ Da Assessoria

Durante Tribuna Livre, nesta terça-feira (25), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) fez um pedido aos vereadores para que destinem emendas aos pacientes com câncer, já que muitos fazem o tratamento por meio de ajuda, doações ou acompanhamento de instituições filantrópicas na Capital. As emendas podem contribuir tanto na prevenção, como em todo o tratamento.

Neste sentido, a vereadora também propôs a realização da sessão solene “O Câncer Além do Outubro Rosa”, que visa discutir medidas e ações de combate ao câncer o ano todo. Durante a sessão será feita a entrega de moções de aplausos e uma homenagem para profissionais da saúde, voluntários (“anjos”), e pacientes em tratamento de câncer, por meio da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC). O evento será realizado nesta quarta-feira (26), das 14h às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá.

“A AAPOC é uma instituição que faço parte. A gente vê a realidade das pessoas focarem no combate ao câncer apenas no mês de outubro, e nos outros meses do ano, os pacientes oncológicos ficam esquecidos. Estamos em um momento aqui na Casa de decidir emendas, decidir a LOA, e precisamos olhar para o paciente oncológico o ano todo. A oportunidade é essa”, afirmou a vereadora.

A presidente da Associação, Janaína Santana, destacou que o projeto atende atualmente 175 pessoas, entre adultos e crianças, e que as emendas podem ajudar no atendimento de instituições como o Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan) e o Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá (ITC).

“Nós doamos bolsas de colostomia, próteses de silicone para mulheres mastectomizadas, cateter, suplementos, alimentos e o mais importante: nós doamos o nosso tempo. Não temos ajuda do governo e sobrevivemos com a boa vontade de pessoas que denominamos “Anjos da AAPOC”. Nós pagamos exames, consultas e fechamos diagnósticos, porque a AAPOC entende que o câncer não espera e simplesmente acontece, assim como aconteceu na minha vida. É uma realidade dura, mas tenho certeza de que com emendas e oportunidades a próxima fala da AAPOC será de vitórias”, pontuou Janaína.

AAPOC

A Associação nasceu em dezembro de 2020, a partir do encontro de duas amigas de infância que cruzaram seus caminhos na batalha contra o câncer. Com a missão de “olhar” todas as pessoas e tipos de cânceres, a AAPOC assiste pacientes adultos, crianças, homens e mulheres, das mais diversas formas, seja com medicamentos, exames, próteses, abraços ou escuta ativa, mas principalmente, na luta por políticas públicas para os pacientes oncológicos, seus familiares e casas de assistências.

O Câncer Além do Outubro Rosa é uma iniciativa da AAPOC, que através do projeto AVIVAR, leva vida e cor ao paciente oncológico, não olhando apenas para o câncer, e sim, para a pessoa, pois antes da doença existe um ser humano e a história de vida que ele carrega.

Outras informações:  https://aapoc.com.br/ ou (65) 98406-6142