27/10/2022
Sessão solene reforça importância da conscientização e combate ao câncer durante todo o ano

Evelyn Ribeiro/ Da Assessoria

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) promoveu nesta quarta-feira (26), na Câmara de Cuiabá, a sessão solene “O Câncer Além do Outubro Rosa”, que visa discutir medidas e ações de combate ao câncer o ano todo. Profissionais da saúde, pacientes oncológicos, e voluntários (“anjos”), foram homenageados em sessão proposta pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), por meio da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC).

“São pessoas que muitas vezes ficam invisíveis na nossa sociedade e que merecem todo o nosso reconhecimento, respeito e cuidado, e políticas públicas que as contemplem, pois são seres que contribuem para que a jornada do paciente oncológico seja mais leve e mais sustentável. O que nos move é dar vida e cor a esses pacientes”, ressaltou a vereadora.

Responsável pelas quentinhas feitas para os pacientes acompanhados pela AAPOC, Maria José Monteiro, contou que se tornou voluntária “anjo”, após perder o pai e a mãe por câncer, e que hoje vê este trabalho como missão de vida.

“Receber esta homenagem é maravilhoso. Entrei como anjo e tenho muita satisfação em realizar este trabalho, pois sinto mais vontade de viver e valorizar cada dia. Perdi minha mãe há oito meses e nem sabia que ela tinha câncer. Quando saiu o diagnóstico, foi tudo muito rápido e não tivemos tempo para tratar. Desde então, decidi ser anjo para ajudar outras pessoas”, relatou.

O humorista José Didier Provenzano, conhecido como “Xomano que mora logo ali”, descreve que o vê o câncer como forma de renascer.  Em 2020 ele tratou um tumor na virilha e hoje está curado.

“Conheci a AAPOC na pandemia e quero agradecer por poder estar aqui hoje. Na minha família perdi um tio que teve câncer e dois anos depois eu tive câncer também. Prometi para Deus e para minha família que ia me curar. Depois que tive o diagnóstico, eu vi que não era um atestado de morte, mas um atestado de renascimento. Por mais difícil que seja o tratamento, essa experiência trouxe força e o privilégio de renascer”.

A Associação atende atualmente 175 pessoas, entre adultos e crianças que também fazem acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que muitas vezes não têm acesso a insumos básicos, como salientou a presidente da AAPPOC, Janaína Santana. Ela fundou a instituição após ser diagnosticada duas vezes com câncer de mama.

“Nós existimos por causa de cada pessoa que cuidamos. É uma honra ser AAPOC e ver tantas pessoas que venceram o câncer e que podemos chamá-los de heróis. Não mudamos destinos, mas mudamos vidas. Temos um compromisso de auxiliar com bolsas de colostomia, próteses de silicone para mulheres mastectomizadas,cateter, suplementos, alimentos, mas o amor que temos por cada paciente é o que nos move a continuar nesta luta que vai além do material”, disse.

AAPOC

A Associação nasceu em dezembro de 2020, a partir do encontro de duas amigas de infância que cruzaram seus caminhos na batalha contra o câncer. Com a missão de “olhar” todas as pessoas e tipos de cânceres, a AAPOC assiste pacientes adultos, crianças, homens e mulheres, das mais diversas formas, seja com medicamentos, exames, próteses, abraços ou escuta ativa, mas principalmente, na luta por políticas públicas para os pacientes oncológicos, seus familiares e casas de assistências.

O Câncer Além do Outubro Rosa é uma iniciativa da AAPOC, que através do projeto AVIVAR, leva vida e cor ao paciente oncológico, não olhando apenas para o câncer, e sim, para a pessoa, pois antes da doença existe um ser humano e a história de vida que ele carrega.

Outras informações:  https://aapoc.com.br/ ou (65) 98406-6142

Instagram: @aapoc.oficial/