Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/11/2022
Urologista ministra palestra sobre Câncer de Próstata na Câmara de vereadores de Cuiabá
Márcia Martins | Assessora de Gabinete 

Servidores da Câmara Municipal de Cuiabá tiveram a oportunidade de assistir a palestra Previna-se do Câncer de Próstata, na manhã desta quarta-feira (16), onde o Médico Urologista Newton Tafuri, fez explanações sobre o segundo tipo de câncer mais frequente e que mais mata homens no Brasil. 

O convite para a participação do Urologista partiu do presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) que aproveitou a força da Campanha ‘Novembro Azul’ dar desdobramento ao assunto e conscientizar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a própria saúde de forma rotineira, e não somente quando aparece algum problema.

“Agradecemos ao Dr. Tafuri e aos participantes. Que cada pessoa presente neste evento seja instrumento de conscientização para a importância da prevenção. É um dos cânceres que mais mata, mas também é um dos mais curáveis, mas para que a cura aconteça é necessário diagnóstico precoce. Vamos nos conscientizar”, alertou Luiz Fernando.

Em um bate-papo descontraído e usando poucos termos técnicos, Dr. Tafuri explicou que a doença é assintomática (não apresenta sintomas) e que a prevenção inclui visita anual ao médico, a partir dos 45 anos para aqueles com histórico da doença na família. E, para aqueles que não têm histórico, o ideal é que a prevenção comece a partir dos 50 anos. 


“Em todas as idades, no começo a doença é assintomática, sendo assim, o acompanhamento médico necessariamente precisa ocorrer ao menos uma vez por ano, mas infelizmente muitos homens não procuram o médico por falta de conhecimento, medo de sentir dor e até mesmo machismo”, alertou o urologista ao destacar que o diagnóstico é feito com apenas dois exames simples: exame de sangue conhecido como PSA e o exame do toque e que todos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A CAMPANHA 
No sentido de quebrar paradigmas, o Novembro Azul tem a intenção de compartilhar informações sobre o câncer de próstata, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.

Para mudar esse cenário e incentivar o cuidado com a saúde de uma forma global, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza mais uma edição da campanha Novembro Azul, que este ano traz a mensagem: “Saúde também é papo de homem”.


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.