21/12/2022
Maysa Leão atua na saúde pública, direito das mulheres e pessoas com deficiência em Cuiabá

Evelyn Ribeiro/Da Assessoria

Desde que reassumiu a vaga como parlamentar em outubro deste ano, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) tem defendido constantemente melhorias e avanços nos atendimentos nas unidades de saúde de Cuiabá, assim como a valorização dos profissionais que se deparam com a falta de insumos, enfermeiros, e pagamento de salário e prêmios em dia.

Durante sessão ordinária desta terça-feira (13), a vereadora apontou diversas falhas que contribuem para o caos na saúde e destacou o relato de uma médica que após seis anos trabalhando como servidora da saúde secundária em Cuiabá pediu demissão, por não suportar os efeitos da má gestão pública.

“Os médicos estão adoecendo, porque não conseguem ver o descaso acontecer e o perigo de pessoas morrerem por falta de assistência. A gente vê isso nas unidades de saúde, no Pronto Socorro Municipal - que foi visitado pelo Ministério Público Estadual (MPE), várias vezes. Até quando vamos  suportar essa situação?”, questionou Maysa.

A parlamentar também vem participando de reuniões da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Cuiabá, fiscalizações e recentemente convidou o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT), Dr. Adeildo Lucena, para falar sobre os constantes atrasos nos salários dos médicos, assim como a suspensão de um abono de adicional de final de semana que era pago pelo município e que foi suspenso.

No dia 22 de novembro, a vereadora esteve no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) para uma visita técnica e foi informada a respeito da ausência de controle de estoque nas unidades de saúde, assim como a falta crônica de remédios.

Neste período, também foi feita a apresentação de documentação comprovando a falta de medicamentos e insumos na Policlínica do Coxipó, e constatação de que os prêmios saúde estavam atrasados. Requerimentos com essas demandas foram encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, nenhum deles foi respondido ou solucionado.

Pelos que não têm vez nem voz

Além de atuar por melhorias na saúde, Maysa Leão também realizou trabalhos em defesa das pessoas com deficiência, acessibilidade, direitos das crianças e mulheres, suas principais bandeiras.

Nos últimos meses presidiu as sessões solenes “O Câncer Além do Outubro Rosa”, “Inclusão é uma decisão” e Laço “Branco”, além da audiência pública “Diretrizes e Soluções no combate à violência contra meninas e mulheres”, para debater ações que possam auxiliar na redução dos casos em Cuiabá.

Na sessão “Inclusão é uma decisão”, foram entregues moções de aplausos homenagem para profissionais, autistas e pessoas que lutam pela inclusão das pessoas com deficiência, por meio do grupo TEATIVISMO, formado por pais e mães de autistas, em Cuiabá, e pela Associação dos Amigos dos Autistas, Neurodiversos e da pessoa com doença rara de Mato Grosso (Amand).

No Laço Branco,  a sessão reforçou as ações de combate a esta violência, além de homenagear mulheres que atuam na causa, e também, as que conseguiram sair do ciclo de violência.

Já a audiência pública faz parte da programação campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, conduzida pelo movimento Conecta e Organização da Sociedade Civil de Atendimento Psicossocial às Mulheres e Crianças em Situação de Violência, ONG “Lírios”.

“A campanha traz reflexões sobre os variados cenários da violência, com a contextualização de suas vulnerabilidades. São 21 dias de luta e conscientização sobre as ações de proteção. É nossa responsabilidade desenvolver políticas públicas e evitar que mais mulheres e crianças percam a vida para a violência”, concluiu a vereadora.

IPTU e Taxa do Lixo

A vereadora usou a tribuna da Casa de Leis para alertar a população sobre os gastos que podem ser gerados aos munícipes com o Projeto de Lei da Prefeitura de Cuiabá para revisar a planta genérica de valores do município, que por consequência vai aumentar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Uma audiência pública foi realizada para discutir a proposta.

O projeto encaminhado pelo executivo está em tramitação na Câmara de Vereadores, e se aprovado, o aumento e as taxas entram em vigor a partir de 2023. A parlamentar se posicionou contra as medidas e as classificou como um “Pacotão de Natal” indesejado.

Ela também se posicionou contra a implantação da taxa de coleta de lixo na fatura de água e esgoto.

Pavimentação em 11 bairros de Cuiabá

Uma de suas primeiras ações no retorno à Câmara Municipal, Maysa cobrou uma solução para que obras de asfalto sejam realizadas em 11 bairros da Capital.  A pavimentação está licitada e ainda não foi iniciada em Cuiabá, devido a um impasse entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso.

A pavimentação beneficiará os bairros Jardim Fortaleza, Novo Tempo, Parque Amperco, Novo Milênio, Campo Verde, Planalto, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Osmar Cabral, Tancredo Neves e Alto Boa Vista.

A autorização para que as obras fossem realizadas pelo estado foi concedida esta semana, após audiência pública realizada no dia 9 de novembro com a participação de representantes dos 11 bairros. O serviço deve ser iniciado em breve e o investimento é de R$ 56 milhões com recursos do Governo de Mato Grosso.