Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/12/2022
Vereador Dr. Luiz Fernando faz balanço de seu 2º ano de mandato
Márcia Martins / Assessoria de Imprensa

Único médico da legislatura, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), apresentou cerca de 810 proposições em 2022. Destinou R$ 1.200.000,00 (um Milhão Duzentos Mil Reais) de emendas parlamentares para a Saúde, Assistência Social e Transporte. Maior parte de seus projetos foram destinados para benfeitorias de postos de saúde, upas, policlínicas, hospitais, transporte, ruas, praças, infraestrutura e bem-social.

Já conhecido como o ‘vereador da saúde’, com 36 leis aprovadas, a maioria delas para a referida área, Luiz Fernando criou recentemente a Lei 6.869/2022 que institui a campanha de conscientização do câncer do colorretal e a importância da colonoscopia para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. A medida visa orientar, divulgar e conscientizar a população sobre sintomas, causas, diagnósticos e fatores relacionados ao câncer do colorretal que é mais comum do que algumas pessoas imaginam, sendo o terceiro tumor mais incidente entre todos os cânceres.

Também é de autoria dele, a lei nº 6.848/2022 que alerta sobre o diagnóstico precoce de Leucemia e a importância da doação de medula óssea. A medida estabelece a criação da campanha “Fevereiro Laranja” que tem o objetivo de conscientizar a população para o diagnóstico precoce e tratamento imediato da Leucemia, alertando sobre a importância de se tornar um doador de medula óssea - para salvar vidas. Ainda não poderia deixar de ser citada a lei nº 6.851/2022, que institui a Semana Municipal de Conscientização do Uso do Cordão de Girassol, a ser celebrada anualmente, na semana do dia 21 de setembro, em conformidade com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Participativo nas sessões plenárias da Casa e nos atendimentos à população que o procura em seu gabinete parlamentar, Dr. Luiz destaca que foi um ano de bastante trabalho e amplas experiências. Com mais de 20 anos atuando na Ortopedia, sempre participou de causas sociais voluntárias, inclusive é idealizador do projeto Médico Amigo, onde junto com outros colegas da medicina, presta atendimento comunitário a diversos bairros de Cuiabá. Seguindo essa linha do social, o vereador entregou 196 Moções de Aplausos, inclusive na Semana da Enfermagem comemorada no mês de Maio, homenageou 65 profissionais das áreas de enfermagem, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. “Fizemos essa homenagem em reconhecimento ao trabalho destes profissionais que lutaram bravamente no período da Pandemia de Covid-19 e continuam lutando. Nós já os reconhecíamos como essenciais para salvar vidas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas e hospitais. Depois de tudo o que vivemos, eles merecem ainda mais, o nosso recohecimento”.

Vereador fiscaliza unidades de saúde de Cuiabá

No decorrer de 2022, Luiz Fernando realizou uma série de visitas a unidades secundárias de saúde (Policlínicas e UPA´s) de Cuiabá, para averiguar de perto o nível de atendimento médico que a população vem recebendo no município. No decorres das visitas detectou a necessidade de contratação de médicos, falta de medicação, algumas obras paralisadas, reclamações de usuários e sobrecarga de atendimentos de saúde secundária.


O vereador cobrou a retomada das obras na Policlínica do Coxipó, uma das mais antigas unidades de saúde da Região Sul da Capital, que está passando por uma grande reforma em sua estrutura. Também solicitou a retomada das obras de construção do centro odontológico e do ambulatório médico da Policlínica do Planalto.

“Existem algumas obras na área da saúde que estão paradas. É preciso que haja mais comprometimento e agilidade por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Não é justo que a população continue sendo atendida de forma improvisada. É triste ver o povo padecendo”.

Já na visita a Upa do Bairro Morada do Ouro, o parlamentar chamou a atenção para a necessidade da contratação de médicos, tendo em vista que os pacientes que não conseguem atendimentos médicos nos postos de saúde, acabam por sobrecarregar unidades secundárias como a do referido bairro.

“Na Upa Morada do Ouro, também é urgente a necessidade de contratação de Fisioterapeutas e médicos especialistas”, observou ao destacar que em meio às suas visitações, não poderia deixar de citar a ida a Upa do Verdão.

Visita a USF Jardim Vitória I, II e III.

Na visitação as Unidades de Saúde da Família (USF) do Bairro Jardim Vitória I, II E III, Dr. Luiz Fernando, averiguo que as unidades possuem salas de odontologia, mas infelizmente nenhuma está prestando atendimento à população. Ou seja, os dentistas dos locais estão sem poder trabalhar, estão de mãos atadas: as cadeiras estão paradas por falta de manutenção e não há materiais básicos de odontologia. Nas farmácias também faltam medicamentos básicos para hipertensão, diabetes e dor.

Secretária de Saúde atende convocação de vereador e presta contas no TCE

No mês de agosto de 2022, a secretária de Saúde de Cuiabá, Suelen Danielen, de Luiz Fernando para prestar contas sobre os problemas de saúde do município, junto aos conselheiros Waldir Teis e Guilherme Maluf, na sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Na reunião, a secretária foi questionada sobre a falta de medicamentos, ausência de transparência nas escalas médicas e de controle de carga horária, problemas estruturais e falta de médicos e dentistas para atender a população.


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.