Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
24/02/2023
Chico 2000 recebe entidades de pessoas com deficiências e discutem acessibilidade em torno da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 recebeu nesta quinta-feira (23), entidades representantes das pessoas com deficiências em Cuiabá e no estado. O principal assunto discutido durante a reunião foi sobre acessibilidade em torno da Casa de Leis. 

Segundo Chico 2000, já houve muitos avanços nesta área da acessibilidade e inclusão na Câmara, mas muito ainda tem que ser feito. “Hoje nós recebemos aqui algumas pessoas, são pessoas com deficiências, Marcione, Mario Lúcio, que já foi vereador, Pechincha, Francisca, recebemos, ouvimos, fizemos alguns compromissos e vamos cumprir todos. Já pedi à Pechincha que é um servidor da Casa, com deficiência e ao secretário Rubens, para me passarem as necessidades, para que estejamos corrigindo as questões de mobilidade na Casa e em torno, e nós estaremos resolvendo todas” garantiu Chico 2000. 

O parlamentar também enfatizou a obrigação que a Câmara tem em cuidar das pessoas com deficiências e afirmou que irá cumprir todos os compromissos firmados com os representantes das entidades presentes na reunião. 

“Já encaminhamos para secretário de mobilidade urbana, Juarez Samaniego, algumas necessidades de acessibilidade também nas proximidades daqui da Câmara. Vamos cumprir os compromissos que fizemos e cuidar das pessoas, e as pessoas com deficiência merece todo respeito e ser cuidada de forma especial e isso faremos até por ser obrigação dessa Casa, cuidar e cuidar muito bem desse tema”.

Para Marcione Mendes de Pinto, advogado e ativista social pelos direitos da pessoa com deficiência, a reunião foi produtiva e agradeceu a oportunidade de serem ouvidos, como as entidades que defendem os direitos das pessoas com deficiência. 

“o que nós precisamos é desse momento de diálogo coletivo, para uma construção sólida de projetos. O presidente abriu as portas da Casa para nos ouvir e depois colocar em prática aquilo que necessitamos que são os direitos de ir e vir”, disse o ativista. 

Marcione ainda citou que, saíram do encontro esperançosos, que dessa reunião, ele aguarda que “saia coisas práticas, e que saia do papel e “sentiremos isso na pele, quando formos usar os espaços com acessibilidade, que é um direito de todos nós”. 

Na reunião participaram os servidores efetivos, técnico legislativo Odenilton Junior e José Carlos, conhecido como Pechincha, que fazem parte de uma Comissão permanente de acessibilidade e inclusão social na Câmara de Cuiabá. 

Na ocasião o presidente Chico 2000, recebeu além das reivindicações da melhoria da acessibilidade em torno da Casa, o pedido de uma audiência pública para comemorar os 40 anos da Associação Mato-grossense de Deficiência (AMDE). 

Participaram também da reunião, o ex-vereador, Mário Lúcio, coordenador da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Mato-Grosso (FCDMT), Francisca Batista, vice-presidente AMDE, jornalista, Ronaldo Pacheco, diretor da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (UCAMB) e do secretário de Ações Institucionais da Câmara, Charles Dias. 


Secom/Câmara Municipal de Cuiabá 


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.