Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
27/02/2023
Vereador Dr. Luiz Fernando traz nutricionista clínica e esportiva à Tribuna Livre da Câmara
O parlamentar é autor do Projeto Médico Amigo, que tem o objetivo de visitar os bairros menos favorecidos, levando entretenimento, atendimento médico com especialistas e até exames para a população


Na manhã desta quinta-feira (23), participou na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá a Fabiane Correia, que veio falar sobre a importância da prevenção de saúde, especialmente como prevenir a obesidade que atinge não só o mato-grossense, mas o Brasil e o mundo, no entanto que uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada entre 2003 e 2019, comprova que 60% da população se encontram acima do peso. 

A nutricionista lembrou sobre os riscos das dietas da moda adquiridas através da internet e frisou que não há necessidade do paciente ter que parar de comer o que gosta para emagrecer, ele apenas deve ficar atento a qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos. 

Fabiane ressaltou que comer saudável, deve ser uma preocupação muito além da questão estética, afinal de contas é por meio de uma boa alimentação que a pessoa melhora a sua qualidade de vida e ganha imunidade para combater doenças. Dentro desse contexto ela explicou que muitas mortes por Covid-19 poderiam ter sido evitadas se as pessoas que foram contaminadas pelo vírus tivessem tido uma alimentação equilibrada ao longo da vida. 

“Então a população não precisa esperar uma nova avalanche para tomar a iniciativa de mudar os hábitos”, conscientizou a nutricionista ao explicar que cada pessoa tem uma rotina, uma cultura alimentar e um biotipo corporal, por isso é tão importante a avaliação nutricional individual. “Não é simplesmente ir à internet e buscar uma dieta. É entender o porquê de cada alimento, qual a função dele, a composição, quais os malefícios e benefícios e através disso adquirir uma plano alimentar”. Ao final, Fabiane disse que foi um privilégio poder participar da Tribuna Livre e agradeceu o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) pelo convite. 

Ao lembrar que Cuiabá é a 2ª capital brasileira com o maior número de obesos e de pessoas que estão acima do peso ideal, o vereador que é médico destacou que é necessário que se criem mais políticas públicas de conscientização. 

“Temos que criar proposituras que proporcionem e incentivem à prática de atividades físicas. Temos que informar sobre a importância da reeducação alimentar não só para o controle do peso, mas também para a prevenção de doenças como a predisposição ao diabetes, hipertensão e outras patologias que podem afetar a qualidade de vida da população”, finalizou. Luiz Fernando também disse que conta com o apoio do presidente da Casa vereador Chico 2000, para levar à frente o Projeto Médico Amigo, de sua autoria, que tem o objetivo de visitar os bairros menos favorecidos, levando entretenimento, atendimento médico com especialistas e até exames para a população. 

O que é uma má alimentação na prática? 

Segundo o estudo, uma má alimentação é uma dieta desequilibrada carente em ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais e grãos, além de ter o consumo excessivo das chamadas gorduras ruins, sódio e açúcar.

Da Assessoria 


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.