Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
08/03/2023
Câmara de Cuiabá realiza primeira Sessão Solene presidida pela Comissão da Mulher

A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da Comissão permanente da Mulher, presidida pela vereadora Michelly Alencar (União), e membros as vereadoras: Maysa Leão (Republicanos) e Edna Sampaio (PT), realizou nesta quarta-feira (08), em comemoração ao ‘Dia Internacional da Mulher’ Sessão Solene.

A presidente da Comissão, vereadoraMichelly, abriu os trabalhos anunciando que pela primeira vez a Casa de Leis realiza uma sessão presidida pela Comissão da Mulher, e agradeceu a instalação dessa Comissão ao presidente da atual legislatura, o vereador Chico 2000.

“Esta Sessão Solene é a primeira liderada pela Comissão da Mulher e eu como presidente me sinto grata e honrada por poder ocupar estacadeira e estreando a primeira Sessão em homenagem ao Dia da Mulher, e agradeço à atual legislatura a criação da mesma, na presidência do vereador Chico 2000”, disse.

A parlamentar ainda enfatizou a presença de mulheres extremamente relevantes para sociedade, “mulheres que exercem papéis brilhantes de lideranças, mas acima de tudo as nossas mulheres da Câmara, nós temos representadas aqui servidoras de todos os gabinetes, e secretarias, das empresas terceirizadas, e isso mostra que independente da cor da pele, do cabelo em todos os lugares a mulher precisa ser respeitada, valorizada, amada, honrada e claro homenageadas, mas não só neste dia, mas em todos os dias”.  

A vereadora Maysa Leão destacou a importância da data e a criação da Lei Maria da Penha, e citou que faz parte de vários coletivos reforçando sua luta por políticas públicas voltadas para mulheres e para levarpaz a cada uma que sente amedrontada ao sair de casa”.

“Esta é uma homenagem para nos lembrar quanto às mulheres precisaram lutar para estar em um parlamento, no mercado de trabalho, ter autonomia dos seus corpos, suas vidas e sua liberdade, é um dia de honrar aquelas que vieram antes de nós, que nos proporcionou a possibilidade de estarmos aqui, mas honrar também a equipe que trabalha nesta casa, as servidoras que estão aqui nos bastidores e fazendo acontecer e algumas mulheres da sociedade, que em seus bairros, em suas áreas de atuação são expoentes, são inspiradoras, lutadoras e que fazem com que outras sejam levantadas. Então é uma manhã de muita emoção, uma pequena homenagem do coração das vereadoras dessa Casa a sociedade cuiabana”, pontuou Leão.

O presidente da Câmara de Cuiabá, fez uso da palavra e agradeceu a Comissão e a todas as mulheres presentes no plenário, em nome das suas filhas, Ana Kely, Micheli, sua namorada Joselaine e da sua mãe Geralda Amorim, “que não está mais neste plano, mas que sempre será um exemplo de mulher para mim”. 
“Uma Comissão que trata dos direitos da Mulher é nada mais justo darem a elas a organização e a realização dessa Sessão Solene em sua homenagem, são três vereadoras lutadoras, que defendem a sociedade cuiabana, e esse presidente sempre estará proporcionando condições para que os pares realizem seus trabalhos. E para o dia de hoje deixo uma mensagem simples para mulheres, amem a Deus, amem a sua família e seja feliz”.  

Para homenageada, Norilene Mendes de Araújo, conhecida como dona Leninha, de 82 anos, esta homenagem foi recebida com muita gratidão. “Agradeço primeiro ao altíssimo e depois a essas mulheres que nos representam e levam nossa voz ao alcance de muita gente, onde muitas vezes não conseguimos. Estou muito feliz por estar aqui, com outras pessoas que trabalham com bastante humildade, como trabalhamos, porque temos obrigação de levar com muito carinho a cozinha solidária com a missão de dar de comer a quem tem fome e dar de beber a quem tem sede”, afirmou Leninha. 

A vereadora Edna Sampaio ao finalizar a fala da mesa, lembrou que não é um dia feliz, porque ainda necessária que haja leis para que as mulheres não sejam silenciadas, interrompidas em seu processo de ocupação do seu espaço. 

“Hoje é um dia para lembrar a luta das mulheres que vieram antes de nós e a luta que temos pela frente, mas o bom é que podemos hoje compartilhar com outras mulheres a vivência, porque todas têm uma marca, marca de ser mulher, em uma sociedade marcada pelo machismo, pelo patriarcal, miscigenia e muitas vezes ódio do homem contra mulher. Eu sou embalada pela esperança, que nossa presença nesses espaços e a luta que temos empreendido em toda história, possa ser uma luta vitoriosa, para termos uma sociedade onde homens e mulheres possam conviver harmonicamente e a mulher possa ser uma cidadã com pleno direito de gozar de sua cidadania”. 

Participaram da Solenidade e foram homenageadas diversas mulheres da sociedade cuiabana, representando a área cultural, política, institucional, serviço público, órgãos e movimentos comunitários.

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá 



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.