10/03/2023
“Nossa maior conquista é fazer com que a nossa voz seja ecoada”, diz Michelly Alencar em sessão do Dia Internacional da Mulher
Vereadora destacou a responsabilidade que as vereadoras têm com as futuras gerações de mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada na manhã desta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de Cuiabá, sessão solene em homenagem às mulheres. Presidida pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e com a presença das vereadoras Maysa Leão (Republicanos) e Edna Sampaio (PT), que compuseram a mesa como membras da comissão, a solenidade contou com a presença de representantes de várias instituições de poder, da cultura, de movimentos sindicais e servidoras da Casa, com entrega de Moções de Aplausos.

Presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Michelly Alencar abriu a sessão destacando a criação da comissão, que foi estabelecida na atual legislatura pelo presidente Chico 2000 (PL).

“Estamos fazendo a primeira sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher em nome da Comissão de Direitos da Mulher desta Casa. Estamos aqui em um caráter mais institucional, eu como presidente da comissão e as vereadoras Edna e Maysa como membras, de forma igual e unânime, defendendo a todas as mulheres”, afirmou.

Michelly ainda destacou a responsabilidade que as vereadoras têm com as futuras gerações de mulheres.

“A nossa maior conquista é fazer com que a nossa voz aqui dentro seja ecoada. Uma voz que por muito tempo foi silenciada, onde só se ouviam vozes masculinas. Mas hoje temos vozes femininas que não demonstram, em nenhum momento, fragilidade, mas sim coragem, convicções claras e acima de tudo, que encorajam outras a acreditar que mesmo aquelas que não se sentem capacitadas, podem estar aqui”, disse.

O vereador Chico 2000, também presente na sessão, destacou a presença feminina no parlamento, que até pouco tempo não contava com nenhuma mulher e hoje já são três mulheres no Legislativo Municipal.

“Eu fico muito feliz pela representatividade feminina nesta Casa, que cada vez aumenta mais. São três mulheres que brigam duro com os homens e chegam aqui, honrosas como flores, mas quando são cutucadas viram feras. Isso é importante, são mulheres que defendem vocês com propriedade, respeito, consciência e isso só engrandece as ações desta Casa”, pontuou.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT), Carmem Silva Campos Machado, uma das homenageadas na sessão solene, refletiu que a luta das mulheres é muito mais do que flores e aplausos e enalteceu o trabalho das mulheres trabalhadoras da saúde pública do Estado.

“Eu recebo essa homenagem, não em meu nome, mas em nome de todas as mulheres trabalhadoras desse Estado, em especial à mulher trabalhadora da saúde pública que faz a diferença, que fez e que vai continuar a fazer onde quer que ela esteja. Nós estamos vivenciando o caos na saúde pública, em especial em Cuiabá, e a mulher trabalhadora da saúde, com toda a sua humanidade, com todo o seu afeto e competência técnica tenta a todo momento acalentar os pacientes”, destacou.

Outra homenageada, a presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sueli Batista dos Santos, falou de sua história de vida e o quanto a educação ajudou na mudança de sua trajetória.

“Eu vim da periferia, de um lar de violência doméstica extrema, filha de alcoólatra que não queria que eu estudasse. E a educação me levou a lugares inimagináveis e eu estou aqui hoje através desse caminho construído. E na minha trajetória, chegar na Academia Mato-grossense de Letras, uma organização centenária da qual, em 100 anos, tivemos apenas 19 mulheres, é um orgulho muito grande. Eu digo pra vocês que por mais que seja um lar de violência doméstica, por mais que seja um lar de periferia, vocês busquem mudar essa trajetória”, disse.

Durante a sessão, Michelly Alencar foi homenageada pela presidente da Academia Mato-grossense de Letras com a Medalha do Centenário da Instituição, como forma de reconhecimento dos trabalhos realizados em prol da cultura.

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo
16/04 - Mário Nadaf entrega honrarias em cerimônia realizada na Câmara