Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/04/2023
Secretário fala sobre medidas preventivas para segurança nas escolas municipais de Cuiabá

A convite do vereador Eleus Amorim, o secretário municipal de Ordem Pública e Defesa Civil de Cuiabá, cel. Leovaldo Emanoel Sales da Silva participou da Tribuna Livre nesta terça-feira (18) durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores da Capital.  

Devido aos últimos acontecimentos de ameaças de massacre em escolas de todo país, Sales informou que a Prefeitura de Cuiabá ampliou as medidas de segurança nas 169 unidades educacionais do município, a partir da ampliação do efetivo que compõe o projeto “Anjos da Guarda”. 

“Essa iniciativa se apresenta bastante importante principalmente neste momento em que nós todos somos responsáveis em restabelecer a ordem, a tranquilidade e o clima de paz na comunidade escolar. Hoje, temos uma realidade no nosso país de medo de ameaça real devido fatos que aconteceram no país”, declarou Sales. 

Ele explica que o projeto “Anjos da Guarda” foi criado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que leva a segurança às escolas, a partir de rondas, visitas e interação com a comunidade escolar. Todas as unidades recebem o patrulhamento de policiais da Secretaria de Ordem Pública (Sorp) diariamente, que também atuam na prevenção de danos causados no ambiente escolar pelo consumo de drogas, bebidas alcoólicas e violência de modo geral. O projeto envolve, além de garantir a segurança, orientações e palestras com pais e alunos. 

“São policiais qualificados que têm a capacidade de interagir com diretores, professores e principalmente com a comunidade de aluno, não importa a idade. Hoje, estamos com o projeto nas 169 escolas e creches municipais de Cuiabá, algumas unidades recebendo a ronda até mais de uma vez por dia”, afirmou o secretário. 

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Chico 2000 (PL), a presença do secretário na Tribuna Livre foi oportuna e aproveitou para parabenizar o vereador Eleus Amorim pela iniciativa. De acordo com ele, o país vive uma tensão muito grande depois do ataque a uma creche em Blumenau (SC) e, diante de um sentimento de medo, o Poder Legislativo de Cuiabá tem acompanhado de perto todas as medidas tomadas pelo município para garantir a segurança dos alunos da Capital. 

“Na última semana, o prefeito Emanuel publicou o decreto 9.605/2023 para garantir esse reforço no policiamento por meio do projeto ‘Anjos da Guarda’ e no último dia 14, vereadores que são membros da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Cuiabá, estiveram reunidos com a secretaria de Educação e o coronel Sales. Estamos unindo esforços para que o sentimento de paz e tranquilidade retornem ao ambiente escolar”, pontuou o presidente da Casa de Leis. 

Outra medida que está em fase de implantação na Capital é o remanejamento dos Técnicos em Manutenção e Infraestrutura na função de Vigilantes (TMIE – Vigilantes), que passarão por formação a instalação de câmeras (59 unidades já possuem o sistema de monitoramento eletrônico) e o lançamento do programa de prevenção e combate ao bullying, edição 2023. 

DISQUE DENÚNCIA - Sales destacou ainda que qualquer ameaça pode ser informada pelo número do disque-denúncia 3616-9614. Além disso, os diretores das escolas contam com uma linha interna para, em casos de ameaças, possam acionar a polícia no tempo hábil e oportuno. O secretário preferiu não divulgar números ou dados sobre possíveis chamados. 

“É bom registrar que, neste trabalho de recomposição das emoções, sentimento de medos e ameaças, às vezes a divulgação de resultado pode servir como incentivo para a prática do delito e, por isso, preferimos manter isso essas informações a nível interno e está pronto para intervir todas às vezes que sentimos que a ameaça for real”, finalizou Sales.

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.