Início
NOTÍCIAS
17/12/2009
Presépio desperta sentido do Natal
A representação do Natal através do presépio instalado no saguão de entrada da Câmara Municipal de Cuiabá chama a atenção das famílias cuiabanas e turistas que visitam o Centro Geodésico da América do Sul. O cenário também acolheu na manhã de4sta quinta (17) os cristãos que participaram da missa celebrada pelo padre Giúlio Boff, da paróquia São Gonçalo. O padre chamou a atenção para o verdadeiro sentido do Natal e disse que a Paz e a solidariedade deve começar dentro de casa e depois alcançar as pessoas que com ações de caridade, amor e fraternidade.
Os personagens que compõem o cenário do nascimento do menino Jesus produzidos pela artista plástica Idalba Reiners encantam pela beleza e magia que envolve a tradição natalina. Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do século III, mas a tradição do presépio na sua forma atual tem as suas origens no século XVI.
Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao menino Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de Natal foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica, da gruta no ocidente foi construída em Roma. No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração de natal na Igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do menino Jesus festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na Floresta de Grécia.São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o local do nascimento de Jesus.
De lá para cá, a tradição do presépio se difundiu pelo mundo representada de várias formas , cores, tamanhos e mensagens que contribuem para os ensinamentos cristãos de Paz na terra aos homens de boa vontade. O servidor Reinildes Pinheiro fala com satisfação da tarefa diária de receber os turistas e visitantes locais para apreciar o cenário do nascimento de Cristo. “ Todos querem uma foto para registrar o momento e também elogiam a decoração com arvore de Natal, bolas coloridas e a iluminação”, disse.
Responsável pela decoração, o secretário de Cultura e Resgate Histórico da Casa, Odenil Antônio Evangelista, reafirma o compromisso do Legislativo de integração com a comunidade e valorização da cultura. Diferente de anos anteriores o presépio, um dos principais símbolos das festas natalinas, foi montado na parte de dentro do prédio devido ao período das chuvas e por medidas de segurança.
Roseli Cordeiro e Julia Munhoz

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/04 - Indicação de vereador garante limpeza de área verde
21/04 - Vereador Eduardo Magalhães apresenta indicações solicitando serviços em bairros de Cuiabá
21/04 - Empreendedorismo feminino é incentivado com projetos de Maysa Leão
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.