02/05/2023
DBEA irá contratar clinica veterinária para castrar animais por 90 dias
Da Assessoria
Vidal procurou a secretária do Meio Ambiente para saber sobre as providências que estavam sendo tomadas até que se resolva o imbróglio judicial

Atendendo ao pedido do vereador Sargento Vidal (MDB), a secretária Municipal do Meio Ambiente Ana Paula Morelli Sales informou nesta terça-feira (02.05), que está sendo formalizado um contrato emergencial de 90 dias com atendimento voltado às castrações e atendimento clínico. Até o momento, três empresas estão sob a análise da Diretoria do Bem Estar Animal.

A notícia surgiu após análise da grave situação do Município em relação aos animais devido à paralisação da clínica veterinária que prestava serviços à DBEA, por supostas denúncias de fraude em licitação. Diante disso, o vereador se reuniu com a secretária a fim de colher informações referente ao que estaria sendo feito para minimizar o caos que está se instalando devido à suspensão das castrações e aumento de abandono de animais.

Vidal é conhecido por sua luta e defesa dos animais há mais de 35 anos, devido a isso, sempre foi um defensor assíduo da funcionalidade da DBEA de modo que atendesse aos animais de rua, assim como os de ONGs e de protetores independentes. Desde a suspensão das castrações, obedecendo a uma ordem judicial, o parlamentar tem recebido diversos pedidos de socorro, pois vem crescendo diariamente o número de abandonados.

“Sempre defendi a castração, desde que assumi meu mandato na Câmara venho falando sobre a importância da castração, que somente assim conseguiremos diminuir o número de animais abandonados nas ruas. E a Diretoria do Bem-Estar Animal tem grande importância nisso, pois ela atende ONGs e protetores independentes, além de prestar atendimentos a pessoas de baixa renda que não tem condições de pagar por um atendimento. A clínica também foi suspensa e enquanto está esse imbróglio na justiça é preciso fazer alguma coisa, não podemos deixar nossos animais pagar pela maldade humana”, disse ele.

Analisando toda a situação que vem se tornando cada vez mais caótica na DBEA, a secretária teve como certo providenciar a formalização de um contrato emergencial no qual três empresas já apresentaram toda a documentação para seleção e averiguação quanto à aptidão na prestação de serviço.

“É um contrato emergencial, será feito por 90 dias, prorrogável por mais 90 dias, conforme prevê a legislação. O contrato será feito pela Diretoria do Bem-Estar Animal que irá selecionar uma das três empresas interessadas na prestação de serviços, até que saia uma decisão judicial sobre o processo que está em andamento”, declarou Ana Paula.

Da Assessoria