Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
03/05/2023
Programa idealizado por vereador é realidade em Cuiabá e ajuda na reinserção de idosos no mercado de trabalho
Internet
O “Programa Ativa Idade”, destinado a estimular a reinserção de idosos no mercado de trabalho é uma das alternativas dos empresários para preencher a lacuna da falta de mão de obra qualificada em Cuiabá. A lei sancionada em janeiro de 2023, e de autoria do vereador Wilson Kero Kero (Podemos) busca fazer com que pessoas acima de 60 anos possam ser reinseridas no mercado de trabalho. 

Trata-se de uma política pública para incentivar o retorno de pessoas da terceira idade ao mercado de trabalho seja de forma remunerada ou voluntária e a intermediação via Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico para intermediação, entre idosos cadastrados, empresas, organizações do terceiro setor interessados e poder público, para as vagas disponíveis no mercado capacitação, reciclagem e requalificação profissional desenvolver alternativas que permitam ao idoso continuar sendo parte da estrutura social e participando efetivamente dela. 

Dados compilados pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) mostram que, em Mato Grosso, há 365.686 pessoas com mais de 50 anos aptas para trabalhar, o que representa 20% do total de 1.825 milhão de mato-grossenses ativos no mercado de trabalho. Desse montante, 359.822 estão ocupadas e apenas 5.864 estão desempregadas, sendo que 237.003 são homens e 128.682 são mulheres.

“Existem muitas razões para que um idoso decida ou precise voltar ao mercado de trabalho, como: complementação de renda para ajudar no sustento, poder pagar um convênio médico... Em contrapartida á os que desejam trabalhar porque adquiriu o gosto pelo trabalho que exerceu ao longo da vida, por lhe dar sentido à sua vida, vontade e necessidade de manter-se ativo, acreditar que é o único meio de se manter vínculos de amizades, se sentir útil perante a família, comunidade e sociedade”, justificou o vereador ao propor ainda o projeto de lei. 

Wilson Kero Kero destacou ainda que o estímulo para a reinserção do idoso ao mercado de trabalho, é de grande valia, uma vez que ao ser reinserido ele pode contribuir com as suas experiências adquiridas em anos de vivência e de vida laboral. Contudo, o trabalho beneficia os idosos, mantendo-os conectados com o mundo e a sociedade, sendo assim é fundamental a criação de programas direcionadas às pessoas idosas criando condições de trabalho e capacitação.

As empresas já tem encarado as vantagens de contratar pessoas idosas: a experiência profissional somada a experiência de vida até a facilidade de disponibilidade de horário. Além disso, Mato Grosso encerrou 2022 com a segunda menor taxa de desemprego do país, de 4,3%. Com muitas vagas ociosas por falta de pessoas qualificadas que poderiam ser preenchidas por pessoas mais jovens, a contratação de idosos é uma opção para equalizar a condição de oferta e demanda de mão de obra.

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.