Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
09/05/2023
Proposta quer instituir Semana de Conscientização sobre Esclerodermia
Internet

Foi apresentada na sessão plenária de quinta-feira (05.05) o projeto de lei nº 79/2023, que institui a Semana de 29 de junho como a “Semana Municipal de Conscientização sobre Esclerodermia”, em Cuiabá. A proposta é de autoria do vereador Lilo Pinheiro (PDT) e, conforme o parlamentar, tem como objetivo de dar visibilidade ao tema, já que se trata de uma doença autoimune e muito rara, sendo caracterizada pela produção excessiva de colágeno nos tecidos do corpo. 

“Precisamos cumprir o nosso papel não só como legisladores, mas como seres humanos que somos e darmos a nossa contribuição para conscientizar e procurar diminuir o sofrimento dos que necessitam de um diagnóstico precoce para o início do tratamento”, justifica Lilo. 

A propositura, se aprovada, passa a integrar o calendário oficial de eventos de Cuiabá. A data escolhida de 29 de junho é em referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre Esclerodermia. Conforme o vereador, a esclerodermia é uma doença rara, autoimune multisistêmica, de difícil diagnóstico e muitas vezes silenciosa que ataca diversos órgãos ao mesmo tempo.  Ao evoluir, provoca inflamações crônicas que acometem pele, órgãos internos, com enrijecimento das articulações. 

PREVALÊNCIA - A Esclerodermia é um mal raro e pouco conhecido, uma vez que os casos ocorrem em cerca de 1 a cada 100 milhões de habitantes no mundo. E atinge quatro vezes mais mulheres na fase adulta do que os homens, embora também possa se manifestar em crianças. 

Além do uso de anti-inflamatórios, fármacos para dor, drogas utilizadas em reumatologia, cremes hidratantes e massagens, a fisioterapia também é utilizada no tratamento da doença. O médico reumatologista é o especialista indicado para lidar com esta doença. 

“São diversos os tipos e sintomas, o que dificulta a identificação em uma fase inicial do problema. Além de exames laboratoriais, a avaliação clínica especializada é de extrema importância para um diagnóstico assertivo e tratamento de início imediato. Por isso, a importância de visibilidade ao assunto”, finaliza Pinheiro.

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.