29/12/2009
Legislativo autoriza doação de imóvel à Igreja São Gonçalo
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou na última terça-feira (22-12) a mensagem que autoriza o Executivo Municipal a desafetar e doar o imóvel situado na Igreja São Gonçalo, travessa São Gonçalo, localizada no bairro Porto. Padre Giúlio Boff, da Paróquia São Gonçalo disse que a aprovação vem como um presente de Natal para ser comemorado no dia 10 de janeiro por ocasião de mais uma edição da festa de São Gonçalo. Já o administrador da Arquidiocese de Cuiabá, Ilson Pimenta, explicou que a aprovação da matéria vai permitir a regularização fundiária urbana da área que abriga a igreja.
A regularização fundiária, além de resgatar a personalidade jurídica, representa o reconhecimento de uma história que iniciou às margens do rio Coxipó, quase junto à foz no rio Cuiabá, pelos anos de 1780 com uma pequena capela em ruínas com paredes de “pau-a-pique”, recoberta debarro ali erguida, acusava vestígios de primitivo povoado, em cujoarraial, Forquilha de Nossa Senhora da Penha de França, a 8 de abril de 1779, na ilha do capitão Mor, os descobridores das minas de ouro de Cuiabá.
Roseli Cordeiro