22/05/2023
Vereador propõe criação de Conselho de Inovação para desenvolvimento de Cuiabá
Secom
O vereador Adevair Cabral (PTB) ingressou com projeto de lei complementar que dispõe sobre mecanismos de incentivo à atividade tecnológica e de inovação para o desenvolvimento sustentável e econômico de Cuiabá. A proposta passou a tramitar na Câmara no dia 11 de maio.

O projeto estabelece medidas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação realizadas pelas organizações e cidadãos estabelecidos ou domiciliados em Cuiabá. Também cria o Sistema Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá (Simidec) e o Conselho Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá (Comidec).

Pela proposta, a Secretaria Executiva do Comidec, funcionará junto à Secretaria Municipal Trabalho e Desenvolvimento Econômico, competindo a esta, última, alocar recursos humanos e materiais necessários para o funcionamento da primeira.

Adevair sustenta que a inovação está presente em boa parte dos planos estratégicos das empresas. Portanto, deve ser o centro da estratégia das corporações e não apenas uma parte dela, assim como do Poder Público.

“A inovação e o desenvolvimento sustentável são fundamentais para o progresso econômico de nossa cidade. Portanto, é importante que sejam tomadas medidas para estimular e incentivar a criação de novos negócios e empresas que tenham como objetivo a produção e comercialização de produtos e serviços sustentáveis”, destacou na justificativa da lei.

O parlamentar disse ainda que a proposta da criação do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico tem o objetivo de fomentar as atividades empreendedoras e promover ações que visem o desenvolvimento sustentável de Cuiabá, gerando mais serviços, recolhimento de impostos e geração de emprego e renda.

“O Conselho deverá ser composto por representantes do poder público, da sociedade civil e do setor empresarial, que irão trabalhar juntos para a criação e implementação de políticas públicas e programas que promovam a inovação e o desenvolvimento sustentável econômico em nossa capital, a fim de que Cuiabá seja reconhecida como a capital do empreendedorismo, geração de emprego e renda. Acreditamos que essa iniciativa irá contribuir diretamente para a criação de um ambiente de negócios mais sustentável e inovador, que promova o desenvolvimento econômico de nossa cidade sem prejudicar o meio ambiente”.

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá