22/05/2023
Mês marca o combate ao abuso e à exploração sexual infantil
Da Assessoria

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) realizou uma série de ações de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, através da campanha “Maio Laranja”.

Dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referente a 2020 e 2021, apontaram Mato Grosso como o segundo estado com o maior número de crimes de exploração sexual infantil. No período, os casos envolvendo crianças de 0 a 17 anos aumentaram 50,8%. Conforme o documento, Mato Grosso apresenta taxa de 5,4 por 100 mil habitantes, bem acima da média nacional, que varia entre 0 e 2,9. O estado ficou atrás somente de Mato Grosso do Sul, com 8,5.

Michelly Alencar fez um apelo para que todos criem consciência de que as vítimas de abuso não podem ser silenciadas.

“É isso que os agressores querem: colocar medo e calar essas vítimas para que a denúncia não seja feita. Então vamos falar sobre o assunto. O que nós precisamos lembrar sempre é que só 10% dos casos são denunciados. Só em Cuiabá, em 2021, mesmo com tantas campanhas, houve um acréscimo de 23% nos casos e a maioria deles, dentro do âmbito familiar”, destacou.

A parlamentar, autora da lei nº 6.858/2022, que institui o Maio Laranja em Cuiabá, iniciou as ações na Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana no sábado (13). Na ocasião, pais e alunos estiveram reunidos no local e acompanharam a ação que teve como objetivo informar, conscientizar e engajar na luta contra a violência sexual infantil por meio da informação e prevenção, denúncia e apoio às vítimas.

Rodrigo, chefe do psicossocial da escola, reforçou a necessidade de que pais e professores observem os sinais de abuso nas crianças e adolescentes.

“Pais, se vocês perceberem que alguma coisa de errado está acontecendo, fiquem atentos. Aos professores, verifiquem se os alunos que eram motivados dentro da sala de aula e de repente eles perderam o desempenho dentro de sala de aula, não querem vir para a escola. E que essas ações não sejam só esse mês, mas todos os dias. Que a gente possa olhar e enxergar nossas crianças e adolescentes de forma diferente, com olhar crítico, atencioso e principalmente deixando com que eles percebam que vocês são responsáveis pela proteção deles”, pediu.

Na terça-feira (16), foi a vez de realizar uma conversa com os alunos do 5º ano da EMEB Professora Elza Luiza Esteves, que visitaram a Câmara Municipal por meio do Projeto Cuiabaninhos.

“Estamos empenhados para falar da nossa lei Maio Laranja, que é o mês de toda atenção voltada ao combate à violência contra às crianças e adolescentes. Aproveitamos essa oportunidade para trazer informação e conscientização em uma linguagem mais apropriada para eles”, disse Michelly.

A mobilização na quarta-feira (17) foi no centro de Cuiabá. A vereadora e toda a sua equipe de gabinete entregaram folders informativos em praças, pontos de ônibus e semáforos.

“Fizemos uma mobilização importantíssima porque mais importante do que aprovarmos a lei, é colocarmos em prática! Meu gabinete está à disposição de toda a população e estamos juntos nessa luta pelas nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Finalizando a semana de ações, na quinta-feira (18), data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, Michelly Alencar convidou a tenente Wilma Wellen Fernandes, coordenadora da Rede Cidadã, projeto da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), que falou em tribuna livre sobre as ações para o combate aos abusos realizados, não somente durante o mês de maio.

“Esse mês tão importante para esse tema, os órgãos de segurança vêm fazendo operações em bares, rodovias e outros locais onde acontece exploração, para que a gente possa combater e prevenir. Já foram muitos casos de exploração detectados nesses locais. O abuso é intrafamiliar, normalmente acontece dentro de casa ou com pessoas próximas, amigos, familiares. Nós temos projetos para acolher essas vítimas de forma que eles se sintam seguros a denunciar os abusos”, disse.

Da Assessoria