23/05/2023
CPI dos Consignados solicita documentos da Prefeitura para dar início às investigações
Da Assessoria

Entre elas, a lista dos Bancos e Instituições Financeiras que têm Convênio com Prefeitura, e a lista dos contratos dos bancos e Instituições Financeiras com a Prefeitura

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Empréstimos Consignados já deu o pontapé inicial nos trabalhos de investigação. A fim de se inteirar sobre todo o processo realizado pelo município, os membros da CPI já solicitaram documentos para a Prefeitura de Cuiabá.

Após a primeira reunião ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (22), foram enviados ofícios às Secretarias de Gestão e de Fazendo solicitando determinadas informações.

Entre elas, a lista dos Bancos e Instituições Financeiras que têm Convênio com a Prefeitura, e a lista dos contratos dos bancos e Instituições Financeiras com a Prefeitura.

O relator do processo na Câmara de Cuiabá, vereador Marcus Bruto Junior (PV), explica que essas informações são necessárias para dar o norte da investigação, uma vez que vai apontar quantos servidores se utilizam do empréstimo consignado, e quais instituições financeiras oferecem esse serviço aos funcionários públicos da Capital.

“Requeremos algumas informações preliminares das secretarias de Gestão e de Fazenda para poder dar início, de fato, às investigações. Paralelo a isso, ainda estamos fazendo contato com alguns Sindicatos e Associações dos servidores públicos, para ouvir o posicionamento deles sobre o tema”, explicou o parlamentar.

Além de Brito Junior, ainda integram a CPI os vereadores Jefferson Siqueira (PSD) e Rogério Varada (MDB).

A CPI dos Empréstimos Consignados foi instaurada no último dia 16 e terá 120 dias para concluir os trabalhos. Na prática, ela irá investigar supostas irregularidades nos descontos dos empréstimos consignados contraídos pelos servidores públicos municipais

A CPI é reflexo da denúncia realizada pela professora Rosália Ferreira, servidora aposentada do município, que acusou a Prefeitura de Cuiabá, de descontar valores referente a empréstimos consignados do salário, mas não efetuar o repasse ao banco credor.

Na próxima semana, os membros da Comissão voltam a se reunir para definir quem serão os primeiros a serem ouvidos pelo grupo, e ainda o cronograma de oitiva.

Da Assessoria

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital