Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
29/05/2023
Benedita da Silva e outras lideranças nacionais expressam apoio a Edna
Da Assessoria

Lideranças nacionalmente conhecidas da política e dos movimentos sociais estão gravando vídeos de apoio à  vereadora Edna Sampaio (PT) e contra as falsas acusações de envolvimento da parlamentar em desvio de recursos da verba indenizatória.

Os depoimentos manifestam repúdio às fake news e reforçam a denúncia de violência política de gênero feita pela vereadora, que nega as acusações feitas e afirma que não há ilegalidade na gestão dos recursos de seu gabinete.

Nesta sexta-feira (26), Edna divulga o vídeo de apoio da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que está em seu quinto mandato e foi recentemente eleita para a coordenação da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e da Bancada Feminina da Câmara para o biênio 2023-2025 . 

Primeira mulher negra a ocupar os cargos de vereadora, deputada,  senadora e governadora no Estado do Rio de Janeiro, ela foi ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social no primeiro governo do presidente Lula.

No vídeo, a deputada afirma que Edna vem sendo vítima de difamação por parte de setores conservadores e reacionários e que, como mulher, negra e parlamentar, tem acompanhado o mandato coletivo, classificando-o como popular, participativo, de qualidade e representativo.

“Sei de seu compromisso e luta pela justiça, igualdade, acesso e oportunidade. Por isso, quero me somar à nota da Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadores em Mato Grosso, apresentada na última terça-feira, 23 de maio, e repudio os ataques proferidos contra a vereadora”, diz Benedita. 

Outro apoio de peso divulgado pela parlamentar nesta sexta-feira veio de uma referência mundial na defesa dos direitos humanos, o padre Júlio Lancellotti, pedagogo reconhecido por sua luta contra a "aporofobia" (rejeição, medo aos pobres) e coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo.

“Quero mandar meu abraço, solidariedade e apoio ao mandato coletivo da Edna Sampaio e a todos que lutam contra toda forma de discriminação e preconceito. Não desistiremos dessa luta. Estamos juntos até o fim”, diz ele. 

Na última segunda-feira (22), a vereadora divulgou um vídeo de apoio gravado pela presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, onde ela ratifica a denúncia de violência política de gênero e afirma que a parlamentar está sendo perseguida. 

“Venho chamar a atenção de vocês para mais um caso de violência política de gênero envolvendo uma vereadora progressista. Nossa companheira Edna Sampaio está sendo perseguida pela forte oposição que faz na Câmara Municipal. Servidora pública com mestrado e doutorado, Edna se pauta pela melhoria da educação e garantia dos direitos humanos. Deixo aqui a minha solidariedade à Edna Sampaio. Estamos juntas no enfrentamento à violência política de gênero”, disse Gleisi Hoffmann.

Outra apoiadora de renome nacional que se juntou à causa foi a filósofa e intelectual feminista Márcia Tiburi, que hoje atua como professora na Universidade Paris 8, na França, e que também foi vítima de perseguição causada por fake news e perseguição em 2018 quando, no auge do bolsonarismo, se candidatou a governadora do Rio de Janeiro.

Para ela, Sampaio vem sendo vítima de um campo de desinformação produzido pelos grupos de direita e extrema-direita, que fazem “o pior tidpo depolítica: a poloicita fisiologista, machista, corrupta, que acusa para não ser acusada. Mas todo mundo sabe que tipo de canalhas estão atacando a Edna hoje e a Edna vai continuar na sua luta que é uma luta de todas nós”, disse.

A vereadora também recebeu apoio do deputado federal Rogério Corrêa, do PT de Minas Gerais, que publicou vídeo nas redes sociais da parlamentar no último dia 18.


Apoios locais

Os deputados estaduais Valdir Barranco, Lúdio Cabral e Wilson Santos, a ex-senadora Serys Slhessarenko e a ex-vereadora e uma das fundadoras do PT, Enelinda Scala,  estão entre as lideranças políticas locais que se manifestaram em defesa de Sampaio.

O mesmo fizeram o presidente do Diretório Municipal do PT, Bob Almeida, e o professor e vereador suplente, Robinson Cireia.  As lideranças petistas participaram do ato público de apoio à vereadora, realizado pelo partido no dia 12 de maio. 

“Ela faz um mandato belíssimo, criativo, inteligente, de luta, propositivo, de diálogo, de formação, de conscientização, construção de consciência coletiva, de formação, de exemplo para as pessoas, especialmente no ramo em que ela atua <...>”, disse Lúdio Cabral. “Você é um exemplo de fazer e de lutar para mostrar o que o PT pode, o que uma mulher negra pode e, inclusive, mostrar para quem está começando o caminho que é possível ocupar os espaços”.

A ex-senadora destacou a perseguição que também sofreu. “Eu sei porque já vivi isso. Vivi três mandatos de deputada apanhando dia e noite sem parar. Gente do meu tempo sabe o que fizeram comigo. De mandante de assassinato a tudo mais de barbárie que fizeram contra mim. Vamos fazer todo o possível para todo mundo ajudar para defender o mandato. Porque é uma questão de discriminação de gênero, de racismo, sim.  É uma questão ideológica, sim, pois a ideologia é que ‘pega’. Disso eu entendo, não precisa me contar, pois o que passei ninguém que teve mandato passou”, disse Serys.

Segundo a assessoria da vereadora, há pelo menos 15 novos vídeos, de diferentes lideranças, para serem divulgados.

Entre os movimentos sociais, ela recebeu apoio das seguintes lideranças: Ieda Leal (coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado),  Isabel Farias e  (Movimento Negro Unificado de Mato Grosso), Maria Rosa do Lago Cardoso (Movimento Negro Unificado de Pedra Preta) e Creunice Silbete de Oliveira (Quilombo Urbano Capão do Negro, de Várzea Grande).

Compõem, ainda, a lista de apoiadores: Catarina Lima do Espírito Santo (Movimento Sem Terra) e João Dourado (CUT-MT), Clóvis Arantes (Associação da Parada da Diversidade Sexual em Mato Grosso), Helena Bortolo (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) e e Emídio Souza (Associação Comunitária de Habitação do Estado de Mato Grosso).

Também  as professoras Priscila Scudder (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena, da Universidade Federal de Rondonópolis), Dejenana Campos (Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira do Instituto Federal de Mato Grosso Maria Dimpina Lobo Duarte), Patricia de Paula (Universidade Federal de Minas Gerais) e Ana Maria Marques (Universidade Federal de Mato Grosso).

Também manifestaram apoio: professora Fanize Albues, Thaís Brazil (liderança  e defensora de causas sociais), Amarildo Borges (Superintendência Regional do Trabalho), Lia (presidente do Partido dos Trabalhadores de Pedra Preta) e Klebis Marciano (vereador pelo PT em Pedra Preta), entre outras lideranças.


Segue em anexo vídeo de Benedita da Silva


Confira os vídeos: https://www.instagram.com/ednasampaiooficial/

https://www.ednasampaio.com.br/post/benedita-da-silva-e-outras-liderancas-nacionais-expressam-apoio-a-edna

Da Assessoria



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.