05/06/2023
Vereador Kássio Coelho cobra políticas de cuidados com o rio Cuiabá
Secom
Em meio a discussão sobre o projeto do governo do Estado que prevê o combate à pesca predatória por meio da paralisação do transporte, armazenamento e comercialização de peixes dos rios estaduais por um período de defeso de cinco anos, o vereador Kássio Coelho (Podemos) cobrou políticas efetivas para os cuidados com o rio Cuiabá.

O parlamentar municipal afirmou ser pescador nato das águas que dão nome a Capital e lembrou que há anos espera proposições que realmente protejam o rio da forma que merece e precisa.

“Como pescador nato do rio Cuiabá, já são mais de 35 anos pescando ali, então tenho conhecimento de causa. Respeito o deputado Wilson Santos, que foi prefeito por oito anos de Cuiabá, mas o que ele fez em prol do rio Cuiabá?”, questionou o vereador em sua fala na tribuna, na sessão dessa quinta-feira (1º), na Câmara de Vereadores da Capital.

Pescador há mais de 30 anos, Kássio pontuou que uma boa medida seria abrir a pesca do dourado e fechar a do pacu, para que essa espécie possa se desenvolver.

“A lei teria que endurecer nesse sentido de evitar a pesca predatória porque ela ocorre o ano todo. Então, tem que trazer também uma política voltada para o lixo e o esgoto que caem no rio Cuiabá. Ainda tem o problema do desmatamento que acontece às beiras daquelas águas. A gente anda por ali e não consegue acessar o rio porque as margens têm ‘donos’. Isso é absurdo”, criticou.

O projeto de Lei 1.363/23 está com votação prevista na Assembleia Legislativa para essa sexta-feira (2), após pedido de vistas serem feitos nas sessões anteriores.

“A decisão que for tomada, vamos acatar, porque vivemos em uma democracia. Mas sabemos que há grandes empresários por trás disso. Nós precisamos é de ações positivas para cuidar do rio”, reforçou a cobrança.

O projeto

Embasado em um relatório sobre a atividade pesqueira do Estado, contratado pela Assembleia Legislativa em 2021, o projeto de Lei 1.363/23, proposto pelo Governo de Mato Grosso, prevê o combate à pesca predatória por meio da paralisação do transporte, armazenamento e comercialização de peixes dos rios estaduais por um período de defeso de cinco anos.

A medida considera a redução dos estoques pesqueiros, que coloca em risco várias espécies nativas de Mato Grosso e estados vizinhos.

A proposta do Executivo prevê que, para pescadores profissionais, ficará estabelecido pagamento de auxílio financeiro por três anos. Esses pescadores deverão ser recadastrados, por meio do Registro Estadual, e receberão qualificação em programas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania para o turismo econômico e pesqueiro, e produção sustentável da apicultura.