16/03/2010
Associação reclama da falta de investimentos nas creches
A presidente da Associação das Creches Filantrópicas de Cuiabá, Jovalice do Carmo, disse nesta terça (16), na tribuna livre da Câmara de Cuiabá, que mais de 20 mil crianças não são atendidas pelas creches da Capital. Ela exemplificou que a prefeitura atende apenas 4 mil das 30 mil crianças demandadas e as unidades filantrópicas prestam atendimento a 3.200. “Preciso do apoio dos vereadores desta Casa de Leis para que apóiem essa causa”, reivindicou.
Cada criança, segundo a presidente da instituição, custa mensalmente R$ 350 e, no entanto, a secretaria de Educação do município, repassa somente R$ 42 mensalmente. “O mínimo necessário seria R$ 72 por criança. Com esse valor, daria para atender as crianças e ampliar o acesso à educação infantil de qualidade, tendo como prioridade, tirá-los das ruas, onde estão sujeitos à violência sexual, prostituição, drogas, enquanto seus pais estão fora de casa cuidando do sustento”, frisou.
Em 2009, a Câmara aprovou emenda no valor de R$ 950 mil. Porém, a prefeitura alega que não possui esse recurso, que deveria ser utilizado para regularizar o pagamento dos professores dessas entidades. “Não adianta a Câmara aprovar e a prefeitura não sancionar, e ainda repassar somente 40% do valor solicitado para as creches. Isso é um desrespeito com quem só colabora com nossa sociedade”, criticou o vereador Francisco Vuolo (PR).
Cuiabá possui 30 creches filantrópicas, tocadas por entidades organizadas, como associações de bairros e igrejas.
Adrielle Piovezan