23/03/2010
Secretaria promete limpeza como medida emergencial contra a dengue
Com vistas a combater os focos da dengue na região do bairro Dom Aquino, em Cuiabá, o representante da diretoria de Serviços Urbanos da secretaria Municipal de Infraestrutura, Luiz Antônio, prometeu, durante sessão itinerante realizada nesta segunda (22), ao presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Deucimar Silva (PP), aos demais vereadores e à comunidade que nos próximos dias 9 e 10 será feita uma limpeza geral no bairro. Esse foi um dos principais encaminhamentos do evento, presidido pelo vereador Chico 2000 (PR), que teve a dengue como tema central.
A região é considerada a segunda com maior índice de comprovação da doença. Inclusive no último dia 9 fez mais uma vítima fatal. Trata-se de Aline Fernanda dos Santos, de 7 anos. O avô da criança, Antônio Silvestre dos Santos, que se autointitula um soldado que luta contra a dengue, pediu que a sociedade se una em prol desse único objetivo. “Precisamos nos unir e sermos mais coerentes. Cuiabá é uma cidade linda, mas está suja”, lamentou.
Na mesma linha, em defesa da união de esforços, o vereador Toninho de Souza (PDT) sugeriu que a prefeitura faça uma mobilização e acione várias organizações, como a Cruz Vermelha, Exército Brasileiro e até o Clube dos Escoteiros. “Tenho certeza que se for feito um mutirão aparecerão vários voluntários”, disse.
Saúde
Diante das reclamações dos moradores quanto à falta de fiscalização por parte do poder público, a supervisora do programa de Combate e Prevenção à Dengue, Alessandra Carvalho, falou das ações promovidas pela secretaria municipal de Saúde. Citou, por exemplo, a borrifação de inseticida que evita a proliferação da doença, além das visitas frequentes realizadas pelos agentes de combate às endemias.
Por sua vez, o presidente da Câmara reconheceu as dificuldades e deficiências da administração municipal e, por outro lado, avaliou que não se pode jogar a responsabilidade para a população. Também destacou a importância das sessões itinerantes, que no ano passado, motivo a solução de vários problemas. “No ano passado batemos o recorde de sessões itinerantes e neste ano queremos superar esse número”, frisou.
Pollyana Araújo