01/04/2010
Vuolo lamenta exclusão de ferrovia do PAC 2 e planeja movimento
O vereador Francisco Vuolo (PR), que preside o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, se diz decepcionado com a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, lançado nesta semana pelo presidente Lula, por ter excluído o trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, que liga Rondonópolis à Cuiabá. O parlamentar defende que a situação seja revista e já organiza movimento para cobrar do governo federal essa inclusão. “Vamos reunir os integrantes do Fórum Pró-Ferrovia e definir uma estratégia para reverter essa posição e incluir, definitivamente, o trecho Cuiabá-Rondonópolis entre as prioridades do PAC 2″, afirma.
Vuolo lembra ainda que, em visita à Cuiabá em fevereiro deste ano, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, prometeu que a obra faria parte do pacote que prevê investimentos de cerca de R$ 1 trilhão. “Fiquei extremamente decepcionado pelo fato da ministra ter empenhado sua palavra, diante de representantes do setor produtivo e da classe política, e não tê-la cumprido. Nada justifica a postura de Dilma Roussef, que revela, no mínimo, falta de compromisso com o futuro de Cuiabá”, lamentou.
Para a viabilização dos 200 km, entre Rondonópolis e Cuiabá, é preciso recursos na ordem de R$ 700 milhões. No mapa do programa, a obra está entre os projetos que ainda serão estudados. Mato Grosso será beneficiado somente com o trecho entre Lucas do Rio Verde e Uruaçu, Goiás.
Pollyana Araújo