10/04/2024
Comissão de Cultura apoia reposição do busto de Ana Maria do Couto May
Acervo Pessoal
A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Cuiabá, presidida pela vereadora Edna Sampaio (PT) e composta pelos vereadores Mário Nadaf (PV) e Fellipe Corrêa (PL), está tomando medidas para a reposição do busto da professora, advogada e jornalista cuiabana Ana Maria do Couto May, falecida nos anos 70, que foi roubado em 2021.

Ela viveu muitos anos no bairro Bandeirantes, entre as ruas Manoel Garcia Velho e Diogo Domingos Ferreira, onde está localizada a praça em sua homenagem, local onde ficava o busto. Também está próxima à sede do Clube Dom Bosco, do qual ela foi presidenta.

Edna destacou que, além de uma figura ilustre da cultura cuiabana, Maria do Couto também foi a primeira vereadora e presidenta da Câmara Municipal de Cuiabá , deixando um legado significativo para a comunidade.

A solicitação para a reposição do busto foi feita por Telma Couto, sobrinha de Ana Maria do Couto, que expressou o desejo de preservar a memória e o legado de sua tia.

Telma conta que tem memórias da infância na casa onde viveu Ana Maria do Couto May, e que este ano, sua morte completa 50 anos. Ela conta que se esforçou para que a reposição do busto fosse feita antes da data, sem êxito.

"Estou lutando por isso desde 2021. Já colocamos nas redes sociais, tivemos promessas da prefeitura e nada. Eu não vou desistir enquanto não conseguir. O busto era todo de bronze, uma homenagem da minha avó, Francisca Torres do Couto, conhecida como Chiquita, e doada para a prefeitura um ano após a sua morte, em 1972, quando o prefeito da época, José Vilanova Torres, inaugurou a praça com o seu nome", conta Telma.

A vereadora Edna Sampaio, em nome da Comissão de Cultura, estendeu um convite especial a Telma Couto para participar da próxima sessão ordinária, na quinta-feira (11), onde participará do espaço Tribuna Livre da Câmara.

O vereador Mário Nadaf afirma que, na história, Ana Maria do Couto May,  é conhecida como uma mulher à frente do seu tempo. "Preservar sua memória é suma importância para esta Casa que, recentemente, inaugurou um auditório com o seu nome. O que depender da Comissão, faremos todo o possível para que esta homenagem seja restaurada", disse.

O vereador Fellipe Corrêa defendeu que a Câmara Municipal custeie um novo busto. "Em um momento em que falamos da necessidade de mais mulheres na política, ela foi uma pioneira nesta Casa", afirmou ele.

A Comissão de Cultura encaminhará requerimento ao presidente da Câmara, vereador Chico 2000, ao prefeito Emanuel Pinheiro e ao escritório do Ministério de Cultura em Cuiabá, buscando apoio e recursos para a realização dessa reposição.

"Nossa cidade possui uma rica herança cultural, e é nosso dever proteger e preservar esses tesouros para as gerações futuras", afirmou Edna.

Ascom Edna Sampaio

29/04 - Marcrean inaugura "energia provisória" no bairro Jonas Pinheiro 3
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal
29/04 - Chico 2000 atende moradores e consegue limpeza de praça e cata-trecos no Jardim Paulista