Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/04/2024
Lilo propõe atendimento prioritário para pacientes com hanseníase
Jessé Soares
Em uma iniciativa pioneira, o vereador Lilo Pinheiro (PP) apresentou o projeto de lei 61/2024, que visa estabelecer políticas públicas para o combate às sequelas e complicações em pacientes com hanseníase. A proposta promete transformar o atendimento à saúde no município.

O projeto de lei determina a criação de atendimentos prioritários para a população afetada pela doença, com especial atenção às especialidades de oftalmologia, odontologia, ginecologia para colocação de DIU em mulheres em idade fértil e endocrinologia. A medida busca prevenir agravos e reduzir as sequelas em pacientes, garantindo duas vagas semanais em cada especialidade médica.

A justificativa do projeto ressalta a necessidade de maior atenção do poder público à hanseníase, uma doença milenar que ainda carrega um grande estigma social. As sequelas oculares e dentárias, bem como os riscos associados ao uso de medicamentos como a talidomida, são destacadas como pontos críticos que demandam atenção imediata.

“É descrito em fontes científicas que os pacientes sofrem sequelas oculares, como a perda da acuidade visual, além de cataratas que são rapidamente evoluídas com prognóstico ruim, sendo assim, a necessidade de atendimento prioritário na especialidade de oftalmologia”, justificou o vereador no projeto apresentado no dia 05 de março.

Com a aprovação deste projeto, espera-se que o Poder Executivo Municipal regulamente a lei em até 90 dias após sua publicação, proporcionando aos pacientes de hanseníase um atendimento mais ágil e eficaz, e mitigando os riscos de complicações decorrentes da doença.

A iniciativa é um marco importante na luta contra a hanseníase em Cuiabá e pode servir de exemplo para outras cidades no tratamento desta condição negligenciada. A expectativa é que, com a implementação dessa política, os pacientes possam ter uma melhor qualidade de vida e um futuro mais promissor.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
29/04 - JONAS PINHEIRO 3: Marcrean inaugura "energia provisória"
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal
29/04 - Chico 2000 atende moradores e consegue limpeza de praça e cata-trecos no Jardim Paulista
29/04 - Duas sessões solenes e audiência pública estão na pauta desta semana na Câmara
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.