10/06/2010
Campanha visa conscientizar população sobre a cardiopatia
Com objetivo de trazer um apelo à sociedade sobre o grande índice de crianças cardiopatas no Brasil, a representante em Cuiabá da Associação de Apoio à Criança Cardiopata – “Pequenos Corações”, Ducila Maria Cordeiro Costa esteve nesta quinta (10) na tribuna livre da Casa de Leis para refletir e conscientizar os vereadores juntamente com a população sobre a doença que atinge as crianças recém-nascidas no país.
A associação é formada por mães de crianças cardiopatas que apóiam a iniciativa. Atualmente a organização é dividida por núcleo nos estados brasileiros. A partir daí, difundem um trabalho de apoio psicológico e jurídico, além de alimentação e hospedagem às famílias. Geralmente as crianças cardiopatas são encaminhadas para a cirurgia no município de São Paulo (SP) onde também fica a sede da organização.
Uma campanha deu inicio esta semana no país para fixar o dia 12 de junho, como também Dia de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita.
“Queremos instituir nacionalmente o Dia da Cardiopatia. A falta de conhecimento das famílias sobre a doença dificulta o tratamento e o encaminhamento. Queremos políticas publicas voltadas para a cardiopatia. É de extrema importância a conscientização. A intenção é desenvolver ações educativas para informar à população sobre o que é cardiopatia, como tratá-la, apoio às famílias que passam pelo problema, como lidar com um filho com cardiopatia, promover encontros onde possam estar médicos e a família dessas crianças,” pontuou Ducila.Em Cuiabá o vereador Ludio Cabral (PT) apóia a causa.

Adrielle Piovezan