12/07/2010
Projetos estabelecem salário para líderes comunitários e define data para eleições‏
O Projeto de Lei Complementar que cria Fundo Especial para Custeio do Movimento Comunitário e  outro eu define  data  para eleições nas Associações de Moradores de Bairros  foram alvo de  debate durante audiência  pública  realizada  hoje (12)  pela manhã, na Câmara Municipal de Cuiabá. O autor dos projetos, vereador Antônio Fernandes (PSDB) disse que   reorganizar o movimento comunitário em Cuiabá, através de lei é  devolver aos verdadeiros líderes comunitários o direito de se organizarem de forma consciente ajudando na politização da comunidade afastando a politicagem.
As propostas serão objetos de novas audiências que desejam agregar sugestões de forma que consigam contemplar todas as necessidades do movimento comunitário. O vereador voltou a  dizer que o movimento comunitário  precisa de independência política  para reivindicar dos órgãos políticos melhorias básicas para a população.

Fernandes  entende que a instituição do  Fundo será de fundamental  importância para o desenvolvimento do Movimento Comunitário dando  vida própria tornando-o independente.
“O fato de criar  mais um pequeno valor  para a sociedade custear. Algo entre quarenta  e seis centavos  para o pequeno consumidor residencial e dois reais e quarenta e seis centavos  para o grande consumidor residencial não afetará o bolso do contribuinte”, disse.
A  presidente do bairro CPA III,  Macsuelen Soares Carbonato  entende que  o trabalho de organizar e representar  uma comunidade requer tempo  e muito trabalho, daí a necessidade de ter recursos para  o desempenho das funções.
Já  o subprefeito do  Distrito do Aguaçu, Renato Pedroso  elogiou a iniciativa do vereador  a pleiteou  um mandato de 4 anos para que as lideranças comunitárias possam  atuar de forma satisfatório.
“Reconhecer o trabalho  do líder comunitário é muito pouco , ao passo que com o repasse no desempenho de suas funções é uma forma de reforçá-lo perante a comunidade e consequentemente fortalecê-lo perante as  autoridades.

Roseli Cordeiro