10/08/2010
Câmara de Cuiabá antecipa eleição da Mesa Diretora para 25 de agosto
O plenário da Câmara de Cuiabá aprovou, por maioria, a alteração de data para a eleição da Mesa Diretora da Casa, antes prevista para dezembro, agora será realizada em 25 de agosto. Com 14 votos favoráveis e apenas quatro contrários, foi alterado o Artigo 12 Parágrafo 3º da Lei Orgânica Municipal foi alterado e, ainda este mês, ocorre eleição para a nova Mesa Diretora, que irá dirigir a Casa no biênio 2011-13.
Votaram contra os vereadores Paulo Borges Júnior (PSDB), Lúdio Cabral (PT), Pastor Washington (PRB) e Domingos Sávio (PMDB).
O presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), disse que não há nada para esconder e que a eleição poderia ter sido marcada para qualquer data. “Aqui não temos nada para esconder ou para fazer secretamente. Agimos sempre às claras”, afirmou ele.
O vereador Chico 2000 (PR), autor do projeto, afirmou que a Câmara agiu com maturidade. “É importante que seja preservada a autonomia do Legislativo e creio que isso foi respeitado ao máximo”, avalia Chico 2000.
Para o vereador Lúdio Cabral (PT), a mudança de data tende a “tumultuar o funcionamento do Poder Legislativo, no segundo semestre, principalmente por se tratar de período eleitoral”. Lúdio Cabral questionou a “pressa” de alguns colegas em mudar a data do pleito interno, na Câmara.
Por seu turno, o vereador Domingos Sávio (PMDB) classificou a decisão como “um oportunismo político de ocasião” e lamentou que vereadores sérios tenham se prestado “a mudar as regras do jogo com a partida em andamento”. Para Domingos Sávio, a alteração da Lei Orgânica de Cuiabá somente deveria valer para a próxima legislatura, a partir de fevereiro de 2011.

Ronaldo Pacheco