13/08/2010
Vereador propõe brinquedoteca nos hopitais de Cuiabá
O vereador Arnaldo Penha (PMDB) apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira (12) projeto de lei que obriga a instalação de brinquedoteca nas unidades de saúde que ofereçam internação pediátrica no município de Cuiabá.
Segundo Arnaldo, a brinquedoteca será um espaço adequado e seguro, com diversificados brinquedos, entre jogos educativos e lúdicos destinados a estimular a criança a brincar, como também desenvolver sua criatividade, autonomia e sociabilidade. “Brincar é mais do que simples diversão, principalmente para crianças em tratamento e, comprovadamente, auxílio importante para o próprio tratamento,” pontuou Arnaldo.
A Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" da criança para que seu ambiente seja impregnado com manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que ela se sinta esperada e bem-vinda.
A instituição ainda possibilita a aprendizagem da criança de que não precisa possuir com exclusividade o brinquedo podendo  usufruir partilhando com os outros. Além de  dar oportunidade de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de instituições.

Adrielle Piovezan