17/08/2010
Vereadores Toninho e Xavier questionam eficácia do Peladão
Que resultado prático o Campeonato Peladão traz ao esporte amador de Cuiabá? Este questionamento começa a ser feito pela Câmara Municipal. Por iniciativa dos vereadores Toninho de Souza(PDT) e Edemir Xavier (sem partido), o torneio organizado pela prefeitura municipal da capital do Estado será debatido em audiência pública, data a ser definida, com a participação de dirigentes de equipes, presidentes de ligas amadoras, cronistas esportivos, vereadores e mais o secretário municipal de Esportes, Lazer e Cidadania, vereador licenciado Néviton Fagundes (PRTB).Para Toninho de Souza, em cinco edições realizadas, o Peladão até hoje não provou a sua eficácia ao futebol amador de Cuiabá. Pelo contrário. Realizado por um período de quatro meses e reunindo centenas de equipes de Baiaxada Cuiabana, o campeonato tem custado caro aos cofres do município.De acordo com os autores da proposta da audiência pública, o torneio custa mais de R$ 500 mil a prefeitura, tendo como premiação máxima um carro zero km.Segundo Toninho de Souza, com a existência do Peladão, há uma inversão de valores praticada pela prefeitura de Cuiabá. Para o parlamentar, em vez do poder público fomentar a prática desportiva na periferia da capital, prefere a valorização de equipes endinheiradas com poder de contratar até jogadores profissionais com objetivo de conquistar o prêmio máximo do campeonato em detrimento ao empobrecimento do tradicional e folclórico futebol amador.“Temos que discutir melhor a existência do Peladão. Vejo as ligas amadoras perdendo seu valor por causa deste torneio”, disse Toninho de Souza.
Da assessoria

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues