24/08/2010
Contaminação de agua subterranea em Cuiabá preocupa parlamentar
Com objetivo de chamar a sociedade para um debate relacionado à responsabilidade que a população tem sobre a água, o diretor comercial da Sanecap, Dejair Soares, juntamente com o chefe de setor de RH da Secretaria de Meio Ambiente, Nédio Carlos Pinheiro, estiveram na tribuna livre desta terça-feira (24) da Câmara Municipal de Cuiabá para esclarecer à comunidade o plano de saneamento básico da capital, que deve ser readequado até o ano de 2014.
Os aquíferos subterrâneos de Cuiabá (movimentação e a distribuição da água na parte subterrânea da Terra) estão contaminados devido a desenfreada perfuração de poços sem nenhum acompanhamento e regulamentação da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). A autorização está prevista na Lei nº 11.445 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico no Brasil.
Segundo Dejair Soares, a administração das águas de Cuiabá é de responsabilidade do Estado, por ser um bem público. “Os poços que estão sendo construídos em Cuiabá não estão de acordo com as normas obrigatórias e isso faz com que aumente a contaminação provocada pelo esgoto. Podemos afirmar que as águas subterrâneas de Cuiabá está totalmente poluída,” pontuou Soares.
Já Nédio Carlos solicitou apoio dos vereadores para que o projeto de saneamento de Cuiabá apresentado pelo vereador Antonio Fernandes (PSDB) seja aprovado, na qual estabelece que a Companhia Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto notifique os consumidores usuários de  poços como também pelo lacre do mesmo, interligando-os com a rede publica.
“A Sanecap e a Secretaria de Meio Ambiente estão trabalhando juntos em prol da qualidade da água de Cuiabá. Queremos uma ocupação urbana regular para a água. Hoje, muitos poços já foram perfurados e secaram e outros nem conseguem chegar nestas fraturas. Por isso, é necessário gerenciamento das águas subterrâneas”. Nédio disse ainda que o apoio dos parlamentares juntamente com a população será fundamental para a ampliação da qualidade da água subterrânea da capital.

Adrielle Piovezan