22/09/2010
Arnaldo Penha propõe controle do desperdício de água na rede pública de Cuiabá
Projeto de lei de autoria do vereador Arnaldo Penha (PMDB) visa controlar o desperdício de água potável distribuída pela rede pública municipal, instituindo um programa de conservação e o uso racional. O projeto apresentado nesta terça-feira (21) na Câmara de Cuiabá impõe também que seja realizado concurso de economia de água nas escolas da rede municipal.
O controle do desperdício de água imposto pelo projeto tem como principal objetivo proteger os aqüíferos subterrâneos de Cuiabá e diminuir custos do fornecimento, transporte e tratamento da água no município.
Segundo Penha, o projeto busca meios para que a água tratada seja usada apenas para fins “nobres” como beber, preparar alimentos e higiene pessoal.
“A capital já vem sentindo que a água captada e tratada, disponibilizada para a comunidade deixou de atender de maneira satisfatória a demanda que vem crescendo ao longo dos anos,” disse.
De acordo com a Associação dos Fabricantes de Materiais Sanitários (ASFAMAS), o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde (ONU), que recomenda o consumo diário de 40 litros por pessoa/dia, enquanto que no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa.
Estudos da ONU são bastante pessimistas quanto às principais fontes de abastecimento nos grandes centros urbanos, prevendo que em breve haverá falta de água para dois terços da população mundial.
O vereador Arnaldo Penha pretende com o projeto antecipar as inevitáveis ações quanto ao uso racional da água, tornando Cuiabá uma das cidades pioneiras no respeito a água.

Adrielle Piovezan