22/10/2010
Vereador apresenta Projeto “Vida Ativa “com Academia ao Ar Livre
O Projeto de Lei  Vida Ativa “Academia ao Ar Livre” estabelece a instalação de Aparelhos de Ginásticas em parques, praças e outros locais que sejam adequados, com equipamentos para exercício, também  aparelho multifuncional, adaptado e exclusivo para cadeirantes.  Segundo o autor do projeto, vereador Chico 2000 (PR), o objetivo é proporcionar ao cidadão condições para melhorar à saúde, principalmente aos idosos e deficientes.
Os aparelhos devem  definir quais tipos de atividades físicas são adequadas a cada usuário, considerando seu estado de saúde, idade e sexo. A implantação do projeto será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de esportes e Cidadania.
O município  fica autorizado a buscar parcerias com a iniciativa privada que deverá oferecer profissional de educação física para orientar a comunidade.
Chico 2000 explica que a proposta é despertar a população idosa para uma cultura de saúde, esporte e lazer condizente com os direitos constitucionais. “As academias públicas além de  estimularem   a pratica de exercícios físicos se tornaram um ponto de convergência de saúde e lazer.”É um espaço  que  também pode ser   explorado para  eventos de saúde como caminhada  orientada além da socialização”, afirma.
O projeto especifica que além  de  contar com aparelhos multifuncionais, adaptados e exclusivos para cadeirantes  outros poderão ser instalados como: simulador de ski, rotação  dupla diagonal, surfe,simulador de caminhada, pressão de perna, remada sentada, simulador de cavalgada, multi- exercitador, alongador e rotação vertical.
Roseli Cordeiro