08/11/2010
Câmara institui Dia Municipal de Libras
Através de projeto de lei, o vereador Néviton Moraes (PRTB) quer instituir o Dia Municipal  da Língua Brasileira de Sinais-Libras. O dia 24 de abril fará parte do calendário oficial de eventos do município, cabendo  ao órgão competente, definir a programação dos eventos comemorativos. Néviton disse que no passado, os surdos eram considerados incapazes de serem ensinados, por isso eles não freqüentavam  escolas. As pessoas  surdas, principalmente as que não falavam-oralizadas eram excluídas da sociedade, sendo proibidas de casar, possuir ou herdar bens e viver com as demais pessoas.
Privadas de seus direitos básicos, ficavam com a própria sobrevivência   comprometida. “Sendo assim, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Língua Brasileira de Sinais solicito o apoio   de todos para seja comemorado no dia 24 de Abril de cada  ano o Dia Municipal de Língua de Sinais - LIBRAS”, apela Néviton.
A inclusão de Libras como disciplina já vê sendo adotada em várias escolas do Brasil, devido que as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação passaram a coordenar o ensino das crianças com necessidades especiais (inicialmente denominadas portadoras de deficiências) e surgiram as salas de recursos e classes especiais para surdos, além de algumas  escolas especiais, com recursos públicos ou privados; com a organização  das minorias no âmbito mundial, por terem garantido seusa direitos de cidadãos, as pessoas portadoras de necessidades especiais passaram a apresentar suas reivindicações que, no caso dos surdos, são: o respeito à língua de sinais, a um ensino de qualidade, acesso  aos meios de comunicação (legendas e uso do TDD) e serviço de intérpretes.
Todas as implementações, serviram para  beneficiar muitos surdos em ampla escala, no uso e na difusão das Libras. Pois segundo o censo da Educação há 62 mil surdos matriculados na educação básica e 600 erstudantes no ensino superior, devido ao grande número de surdos  o MEC apoiou universidades para criar o  curso de graduação em letras com licenciatura em Libra às regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil segundo  pesquisas foram às primeiras a serem contempladas.

Roseli Cordeiro