09/11/2010
Comissão de investigação à “Máfia da Seca” oficializa denúncias
A Comissão Temporária de Natureza Especial, formada pelos vereadores Toninho de Souza (PDT), Antonio Fernandes (PSBD) e Chico2000 (PR) esteve reunida na manhã de segunda-feira (08-11) na Câmara Municipal de Cuiabá, para oficializar depoimentos e denúncias recebidos durante as audiências públicas que aconteceram nos bairros da capital, com a finalidade de coletar informações sobre a existência da “Máfia da Seca”.
Os representantes dos bairros Jardim Universitário, Altos da Serra, Novo Paraíso II e Terra Nova confirmaram denúncias referentes aos valores abusivos cobrados pela Companhia de Saneamento Básico da Capital (SANECAP), mau atendimento por parte dos funcionários e inoperância do fone 115, SAC da companhia.
“Desde 2008 vivo um embate com a SANECAP, devido às contas que chegam com valores abusivos, já tentei negociar com a companhia, informei ao PROCON, mas não encontro solução para o problema, passo dias sem ter água em casa e as cobranças exorbitantes continuam chegando, não vou pagar vento”, denúncia a moradora do Jardim Universitário, Nilene Duarte. Ela entregou aos parlamentares os talões de contas e os recibos de serviços feitos pela SANECAP em sua residência.
A venda de água pelos caminhões-pipas e a falta dela em várias localidades foi questionada pelos vereadores durante a audiência. “Não entendo porque muitas vezes a água chega em minha residência e duas casas a frente não recebe, quanto aos caminhões-pipas não posso afirmar que pertencem a SANECAP, mas já deparei com muitos deles abastecendo no reservatório da companhia localizado no Bairro Novo Mato Grosso”, respondeu Regiane Oliveira, da região Altos da Serra e lamentou por presenciar casos de mulheres que sofreram aborto ao carregar baldes de água em longa distância.
Todos os participantes afirmaram categoricamente que logo após a mídia noticiar a provável existência da “Máfia da Seca” o fornecimento de água e o atendimento da SANECAP melhoraram significativamente. “Agora uma ou até duas vezes por semana o caminhão-pipa da companhia fornece água em minha rua, mas onde há fumaça há fogo”, afirmou Elsoneu Pereira morador do Novo Paraíso II.
O cronograma de audiências se estende até o dia 12/11 e os parlamentares seguem recolhendo documentações, denúncias, depoimentos da comunidade e dos servidores da Companhia de Saneamento Básico da Capital.
Cronograma de audiência
Da assessoria

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital