16/11/2010
Projeto de lei obriga instalação de leitor digital nos bancos
Projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá dispõe sobre a instalação de leitores de impressão digital na entrada das agências bancárias do município de Cuiabá. O aparelho deve ser instalado junto à porta giratória na entrada das agências.
O autor do projeto, vereador Roosevelt Coelho (PSDB) disse que  a medida é preventiva, função da elevada incidência de ocorrências em agências bancárias através da observação do movimento financeiro dos clientes, com a possibilidade de furtos, assaltos e até latrocínios, após a saída das agências bancárias.
A intenção é inibir a ação dos assaltantes e o crime conhecido como ”saidinha de banco”, onde os bandidos abordam  os clientes que saem das agências depois de sacar o dinheiro.
Atualmente o acesso as agências é monitorado apenas por Câmeras e detector de metais. “A obrigatoriedade da implantação leitores de impressão digital trará mais eficiência e eficácia na prevenção de ocorrências, considerando relação custo x benefício”, justifica o vereador.
Ainda, com a identificação das pessoas que entram na agência fica possível o controle dos acessos e respectiva identificação em caso de necessidade, as informações dos clientes ficaram armazenadas num banco de dados.
Caso aconteça algum furto e roubo dentro do banco, seria fácil identificar o suspeito, bastando conferir na lista  das pessoas que estiveram no banco.Roosevelt  disse que além  da medida coibir a intenção  dos marginais, ela amplia as perspectivas de segurança, preservando a integridade dos clientes e  credibilidade das agências.
Após a aprovação e sanção do projeto as agências terão prazo de 120 dias para implantação do sistema. O não cumprimento da lei acarreta às agências bancárias, multa no valor de R$ 900,00 (Novecentos Reais) e, em caso de reincidência , o dobro do valor.
Roseli Cordeiro