31/05/2007
Câmara conhece a história do Desafio Jovem Peniel
O pastor João Maria usou a Tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá, para contar para os vereadores a história do Desafio Jovem Peniel. O projeto desafiador é de resgatar, recuperar e reintegrar à sociedade, pessoas com desvios comportamentais por uso de drogas, como álcool, maconha, cocaína, entre outras, ou por quaisquer outras substâncias que causem dependências. Responsável pelo projeto, o pastor João Maria disse que esta lutando para implantar uma clínica de recuperação para mulher em Mato Grosso. Devido a essa grande necessidade foi criado a Comunidade Terapêutica Peniel, lugar onde se encontra a ajuda e apoio para lutar contra os vícios das drogas.

O Desafio Jovem Peniel está instalado em Várzea Grande e a Igreja Peniel em Mato Grosso chegaram aqui em março de 1995. A obra foi se tornando conhecida. E devido o apoio das igrejas de Cuiabá e Várzea Grande, ajudando como mantenedores, além do apoio recebido de empresas, indústrias e comércios.

Com materiais de construção doados, construíram uma pequena casa na Chácara Peniel, assim o Pastor e sua família mudaram para lá e a recuperação começou a funcionar com apenas 3 alunos. Hoje a instituição é reconhecida em todo Mato Grosso. Milhares de pessoas já passaram pelo tratamento e se recuperaram.

A instituição conta com uma estrutura com capacitação para 30 alunos. Possui dois alojamentos, campo de futebol, um salão com capacidade para até cem pessoas, um refeitório, uma cozinha, uma pequena horta, uma casa pastoral, uma equipe de obreiros e uma área verde,

Desde a sua fundação em 19 de dezembro de 1995 já passaram pela instituição mais de 2000alunos para tratamento, entre eles pessoas que vem de presídios para reintegração na sociedade. Os alunos são jovens, adultos e idosos alcoólatras ou com dependência química.

Hoje em Mato Grosso não é possível encontrar um Centro de Recuperação com internamento que apóie a mulher. “Mas o Desafio Jovem Peniel é capacitado para implantação.” Diante da procura para internamento da mulher somos obrigados a encaminhá-las para outros estados. “Surge agora à possibilidade de resolver o problema a partir da doação de uma terra as margens do Rio Cuiabá.”, disse.

E na busca para levantar recursos à instituição esta promovendo um evento com um grupo chamado “Filhos do Homem”, uma banda muito conhecida do público evangélico, que já se apresentou em diversos estados do Brasil, dos EUA, de Portugal e Londres.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro