14/01/2011
Com apoio da Câmara de Cuiabá, Ibisa lança campanha Vida nas Madrugadas
A redução no índice de mortes em acidentes no trânsito, em Mato Grosso, só tende a ser alcançada com a reeducação de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá vai apoiar o Instituto Brasileiro de Integração Socioambiental (Ibisa) a atuar para diminuir as estatísticas macabras, que apontam o erro humano como sendo responsável por mais de 90% dos acidentes registrados.
A maior parcela dos acidentes é causada por pessoas com alto teor etílico no sangue, que fazem a perversa união de direção e bebidas alcoólicas, envolvendo outras pessoas que nada têm a ver com eles ou nem mesmo conhece.
Com intuito de mudar essa terrível situação que se complica a cada ano, o Ibisa lançou, no Estado, a campanha ‘Vida nas Madrugadas’, que consiste em conscientizar a população através de panfletos os riscos causados pela imprudência no trânsito. Por considerar que vidas podem ser salvas, a Câmara de Cuiabá está apoiando a iniciativa, de forma institucional.
O veículo a motor exige que o condutor esteja qualificado tecnicamente e mentalmente para operá-lo com total segurança. E para que o motorista responda adequadamente a determinado estimulo, é necessário que esteja alerta, caso contrário, poderá causar um acidente. O estado de alerta no trânsito é necessário para que as pessoas respondam com maior ou menor rapidez as situações de emergências.
Porém, indiferentes com o risco de acidentes, jovens continuam misturando bebida e direção achando que não vai acontecer nada com eles. Na verdade, a maioria dos acidentes é causada por pessoas embriagadas e que sempre envolvem outras pessoas, esquecendo de que dirigir com segurança é primordial para a vida de qualquer pessoa.
Para diminuir os acidentes de transito é essencial que as pessoas parem de consumir álcool e drogas antes de dirigir, pois esses fatores atrapalham muito na direção deixando o motorista mais lento e impossibilitado de tomar qualquer decisão ágil.  Respeite sempre a sinalização e mantenha a velocidade permitida. Essas são algumas dicas da Campanha Vida Nas Madrugadas, coordenado pelo diretor Mário Márcio Pécora, em Cuiabá.
“Não podemos apenas chorar, temos que nos unir de alguma forma para mudar o país em que vivemos. Se é triste e inconsolável a dor da perda de um filho, muito pior será a dor se não fizermos nada,” disse Pécora, ressaltando a importância da luta de angariar voluntários para a campanha. “Temos que envolver toda sociedade e discutir seriamente esse grande problema, que é o desrespeito no trânsito”, argumenta.
Adrielle Piovezan com Ronaldo Pacheco