Início
NOTÍCIAS
18/01/2011
Câmara de Cuiabá vai cobrar mecanismos para evitar tragédias como ocorre no RJ
A Câmara de Cuiabá vai instituir uma Comissão Especial de Prevenção e Alerta Contra Desastres Naturais, para atuar em conjunto com a Defesa Civil da Capital e do Estado. A decisão partiu do presidente da Mesa Diretora do Legislativo, vereador Júlio Pinheiro (PTB), a partir da confirmação de que aproximadamente cinco mil famílias vivem em áreas de risco, passíveis de inundações, deslizamentos e trombas d’água, na Região Metropolitana de Cuiabá.
O presidente da Câmara recorda que, em abril de 2001, foram registradas 19 mortes, sendo 15 em Cuiabá e quatro em Várzea Grande, por conta de uma forte tromba d’água que arrastou pessoas, animais, carros e até casas às margens dos córregos. “Não podemos permitir que isso se repita”, observa ele, citando o exemplo da tragédia que se abate sobre a região serrana do Rio de Janeiro.
A Prefeitura precisa, ainda, segundo Pinheiro, finalizar a identificação das áreas de risco. Somente em Cuiabá, existem quase três mil famílias vivendo em áreas consideradas de alto e médio risco de tragédia. Júlio Pinheiro defende que todas devem ser retiradas desses locais e transferidas para construídas pelo Governo do Estado, até 2014.
“A partir de seu início de funcionamento, a Comissão Especial da Câmara vai estar de prontidão junto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para atuar caso seja necessário”, garante Pinheiro.
Nas últimas semanas, na Capital, as chuvas atingiram principalmente os bairros São Mateus, Jardim Passaredo, Praeirinho e Parque Geórgia. Casas construídas ao lado de córregos, como o Mané Pinto, Gambá, Gumitá e Três Barras, são as que mais estão sob risco.
Júlio Pinheiro disse que a Comissão Especial da Câmara pretende ter, também, acesso ao cruzamento de dados meteorológicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em fevereiro, após o início do ano legislativo, a Câmara irá visitar a unidade do Inpe, em Cuiabá, instalada atrás do Palácio Paiaguás, no Centro Político e Administrativo (CPA). Pínheiro crê que, em Mato Grosso, o Inpe precisa, ainda, contribuir para a identificação das áreas de risco e ampliar a cobertura de satélites, radares e equipamentos medidores de chuva.
 Ronaldo Pacheco

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
05/06 - Meio Ambiente: Cuiabá Faz O Dever De Casa!
05/06 - Projeto Plantar vai mobilizar cerca de 120 pessoas para revitalizar Córrego do Barbado
05/06 - Vidal homenageia Cão que encontrou 350 kg de cocaína em caminhão-tanque
05/06 - Líder comunitário cuiabano, parabéns pelo seu dia
02/06 - Projeto ‘Bola Oval Mudando Vidas’ é tema na Tribuna Livre
02/06 - Regulamentação da ozonioterapia é apresentada em projeto de lei
02/06 - Líderes comunitários ganham seu próprio dia em Cuiabá
02/06 - Vereador apresenta projeto para retirar título de Cidadão Cuiabano a deputado estadual
01/06 - Edna defende liberdade de imprensa e combate às fake news
01/06 - “Não dá para fingir que isso é normal” diz Maysa Leão sobre declarações grosseiras do deputado Cattani
01/06 - CPI dos Consignados define data das primeiras oitivas
01/06 - Vereadora Michelly Alencar faz apelo em plenário pela continuidade da Intervenção na Saúde Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.