20/01/2011
Com aval da Câmara, Sanecap pretende investir para que 70% de Cuiabá tenha água todo dia
A redução do desperdício de 75% para menos de 30% e a garantia de abastecimento durante 24 horas por dia, para pelo menos 70% dos consumidores é o principal desafio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) com o ‘Projeto de Combate às Perdas de Água’, elaborado pela equipe técnica do órgão, a pedido da nova Mesa Diretora da Câmara do Vereadores, feito ao prefeito Francisco Galindo Filho (PTB), em 2 de janeiro.
“Nessa primeira fase, são necessários investimentos de pelo menos R$ 15 milhões para que 70% da cidade tenha água durante todos os dia da semana e, desta forma, seja reduzida em 80% ou até 90% a incidência de reclamações pelos serviços da empresa”, explicou o presidente da Sanecap, Antônio Carlos Ventura Ribeiro, na manhã desta quinta-feira (20/01), no gabinete da Presidência da Câmara de Cuiabá.
“E justamente para melhorar a vida da população que contamos com o aval do Poder Legislativo”, disse Ventura Ribeiro, durante a apresentação do projeto para o presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e ao vice-presidente, vereador Antônio Fernandes (PSDB), e líder do PR na Casa, vereador Chico 2000.
No dia 3 de fevereiro, na primeira sessão ordinária de 2011, a partir das 8h30, Antônio Carlos Ventura estará expondo o Projeto Combate às Perdas de Água para todos os vereadores e, num contexto amplo, a sociedade cuiabana. “Cada vereador terá uma cópia do projeto e poderá emitir sua opinião, inclusive com críticas e sugestões”, afirma Júlio Pinheiro.
“A Sanecap está debruçada há tempos no planejamento de dois projetos que vão melhorar substancialmente o abastecimento de água, na periferia de Cuiabá e, ao mesmo tempo, a companhia vai inibir a execução de ligações clandestinas, padronizando as ligações, inclusive, com a colocação de hidrômetros”, argumenta.
“Onde tiver rede de água, certamente, vamos colocar medidor e aí vamos combater o desperdício também”, ponderou Antônio Carlos Ventura.
Com Pinheiro, Fernandes e Chico 2000, Ventura ponderou que a Sanecap está realizando reuniões com os presidentes de associações de bairros de Cuiabá, formando comissões com líderes comunitários para ajudar nos trabalhos. Ele já se reuniu com a diretoria da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), responsável pela região Sul; e, na próxima semana, terá reunião com a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), para debater o problema das regiões Leste e Norte.
“Sem dúvida, trata-se de um trabalho voluntário e, eles, serão os colaboradores do saneamento de Cuiabá. O papel da comissão será identificar onde existem os problemas mais críticos e repassar imediatamente estas informações para a Sanecap”, argumentou Ventura Ribeiro.
Júlio Pinheiro sugeriu e Venura Ribeiro acatou para que, depois de formada, a Comissão Comunitária se reúna com a diretoria da Sanecap para discutir os direcionamentos dos trabalhos. “Essa comissão também vai ajudar a companhia na conscientização da comunidade sobre o uso racional da água”, justifica Pinheiro, coma experiência de quem trabalha com as comunidades há mais de duas décadas.
O presidente da Câmara gostou de saber que uma de suas sugestões tenha sido acatada na íntegra, pela Sanecap: a regularização das regiões Leste e Norte de Cuiabá, com 30 mil ligações domiciliares de água, em mais de 20 de bairros da Capital. Ronaldo Pacheco