27/01/2011
Pastor Washington defende justiça social em desapropriações para obras da Copa de 2014
O principal desafio dos órgãos públicos envolvidos nas obras de modernização de Cuiabá para a Copa do Pantanal 2014 está em fazer justiça no processo de desapropriações de imóveis, a ser iniciado ainda no primeiro semestre deste ano. A preocupação foi manifesta pelo vereador Pastor Washington Barbosa, líder do PRB na Câmara de Cuiabá, ao decidir avocar para o Poder Legislativo da Capital a discussão com fins a evitar intermináveis ‘batalhas’, no Poder Judiciário, contestando o valor de cada imóvel.
Pastor Washington argumenta que, escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá, passará nos próximos três anos, por diversas transformações, para receber o megaevento.
Dentre esses acontecimentos, as desapropriações é, certamente, segundo ele, o ponto  mais emblemático, porque irá alterar a rotina de milhares de famílias. Isso porque vai culminar, em muitos casos, com a transferência compulsória de um bem do patrimônio privado para o público.
Preocupado com essa questão, Pastor Washington defende que a discussão seja no Parlamento e, por isso, vai propor, a realização de audiência pública para debater o problema. “Creio ser obrigatório, até por força de lei, que isso seja discutido, primeiro, no âmbito da Câmara Municipal”, observa ele.
“Por ser uma questão de responsabilidade exclusiva do município, é essencial a discussão sobre as desapropriações com população, pois ela precisa estar ciente do poderá ocorrer com as obras,” afirma parlamentar do PRB.
Pastor Washington recorda ainda que, além da região central de Cuiabá, haverá desapropriações em diversos bairros da Capital, como por exemplo, Grande CPA (Morada da Serra) e Verdão, entre outros. “É papel da Câmara, buscar soluções para que os moradores e empresários em torno das obras não serem prejudicados,” pontuou.
 Na busca de iniciativas para minimizar os transtornos, o parlamentar disse que vai propor ao presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), a criação de uma Comissão Especial voltada para a fiscalização e o acompanhamento das desapropriações. “Como representantes do povo, temos a responsabilidade e o compromisso de acompanhar as questões ligadas às desapropriações”, pondera Washington Barbosa.
Existe uma preocupação exacerbada com a área central, porém, o vereador do PRB crê que os maiores sacrificados serão os mais humildes, porque têm menores possibilidades de “recomeçar” a vida com recursos próprios. “Temos de atualizar nosso campo de visão, nesse quesito, e parar de ficar contemplando apenas a área central, para chegarmos, sim, aos bairros pobres”, completa.
Ronaldo Pacheco com Adrielle Piovezan