02/02/2011
Universalização da água, limpeza urbana e fiscalização de obras dão o tom dos trabalhos da Câmara de
A solução do problema de coleta e tratamento de lixo, a universalização da água tratada e o acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Copa do Pantanal de 2014 vão ditar o ritmo dos trabalhos da Câmara de Cuiabá no biênio 2011-13. O formato de atuação do Parlamento foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), ao lado do prefeito Francisco Bello Galindo (PTB), na manhã desta quarta-feira (20/02), durante sessão especial de abertura dos trabalhos do segundo período da 17ª Legislatura.
Júlio Pinheiro anunciou que os vereadores serão implacáveis na cobrança de resolução do problema de água, que, historicamente, tem sido um dos principais ‘pesadelos’ dos moradores da Capital mato-grossense. “Deixo claro ao senhor prefeito que esse é um dos temas que vamos tratar com extremo zelo e rigor, nesta Casa de Leis, em nosso mandato”, alertou Pinheiro.
O presidente da Câmara afirma que, com a mesma intensidade, será a cobrança dos parlamentares por soluções para a problemática do lixo, que se arrasta desde o início da década passada. “Não é admissível que tenhamos problemas com a colega e armazenamento do lixo, numa época em que a reciclagem é ensinada até mesmo pelas crianças do ensino fundamental”, argumenta o presidente.
A limpeza urbana deve ser regularizada em menos de seis meses, segundo ele, para demonstrar boa vontade da municipalidade para com as reivindicações dos vereadores. “É um problema muito grave, mesmo, que deve ser tratado com a devida seriedade em qualquer época, notadamente porque envolve  a qualidade de vida da população e a própria preservação do meio ambiente”, pondera a primeira secretária da Casa de Leis, vereadora Lueci Ramos (PSDB).
Comissões especiais
Júlio Pinheiro anunciou que, nas próximas sessões, a Câmara Municipal irá criar comissões especiais com finalidades específicas para acompanhar e fiscalizar diferentes setores do poder público.
A partir desta quinta-feira (03/02), a Câmara irá criar a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa do pantanal 2014 e, também, a Comissão Especial de Prevenção a Desastres Naturais e Defesa Civil.
Júlio Pinheiro vai submeter ao Colégio de Líderes da Câmara a análise para a criação da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do PAC, Água e Esgoto.
“São questões que provocam dúvidas na sociedade cuiabana e que exigem respostas. Portanto, a Câmara não será omissa”, assegura Júlio Pinheiro.
Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues