02/02/2011
Riva pede que Júlio Pinheiro dê início a mutirão para que Cuiabá execute obras da Copa no prazo
Caso todos os segmentos envolvidos não somem forças para viabilizar os principais investimentos com vistas à Copa do Pantanal de 2014, Cuiabá corre o sério risco de “passar uma vergonha histórica”. A convocação, em tom de advertência, partiu do presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP), durante a posse do vereador Marcus Fabrício (PP), na tarde desta quarta-feira (20/02), no gabinete da Presidência do Palácio Pascoal Moreira Cabral, ao sugerir que o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), ajude-o a liderar a mobilização.
“Creio que está bem claro que, com exceção da Arena do Verdão, realmente, estamos bastante atrasados em outros investimentos primordiais”, cobrou Riva, com base em levantamento da Comissão Permanente da Copa do Mundo de 2014, presidida pelo deputado estadual Hermínio Jota Barreto (PR). Ele crê ser possível cumprir o caderno de encargos da Fifa, mas alerta que, agora, existe uma ‘luta contra o tempo’.
Para José Riva, a questão da mobilidade urbana está entre os itens que mais causam apreensão, porque, em muitos casos, envolve desapropriações que podem se tornar “verdadeiras batalhas judiciais”. Ele sugere que a Câmara se uma à Assembléia com o governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá para, em parceria com a Agecopa, haja celeridade dos projetos.
Júlio Pinheiro anunciou que a Câmara irá criar, nos próximos dias, a Comissão Especial da Copa do Pantanal 2014.  Ele encampou a idéia e aceitou o convite de José Riva para que se faça o ‘Mutirão por Cuiabá’, envolvendo todos os órgãos envolvidos no planejamento e operacionalização da Copa do Mundo.
“É evidente que, somando forças, temos maiores possibilidades de êxito. Porém, adiantei ao deputado Riva que, de sua parte, a Câmara Municipal está empenhada em cumprir bem o seu papel”, avisou Pinheiro.
Na sessão matutina desta quinta-feira, a partir das 9 horas, o Legislativo da Capital deve montar a Comissão Especial da Copa. Pelo menos nove vereadores já subscreveram o requerimento para criação da comissão, que, a partir do início dos trabalhos, vai atuar em conjunto com a Comissão Permanente da Copa que já existe na Assembléia e, também, a Agecopa.
Ronaldo Pacheco