15/02/2011
Júlio Pinheiro é contra privatização e adverte para aberração financeira da Sanecap
Encontrar a equação que permita a universalização do abastecimento de água com a sobrevivência financeira da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) é o principal desafio de curto e médio prazo da Prefeitura Municipal e Câmara de Cuiabá. Esse é o principal resultado da sessão especial realizada na manhã desta terça-feira (15/02), com a diretoria da Sanecap, liderada pelo presidente Antônio Carlos Ventura, em que foi ‘sabatinado’ pelos vereadores.
Em mais de uma oportunidade, o presidente da Câmara, vereador Júlio pinheiro (PTB), deixou cristalina sua posição contrária à privatização da Sanecap e sua apreensão com o quadro financeiro da empresa, um dos mais preocupantes, no comparativo com todo o Centro-Oeste e Amazônia Legal. “É admissível discutir, sim, a concessão ou terceirização, mas nunca a privatização, porque a Sanecap é um patrimônio público”, argumenta ele.
No plenário da Câmara de Cuiabá, Ventura explanou sobre os maiores problemas que a instituição enfrenta, com ênfase à falta de estrutura e planejamento, no reabastecimento de água na Capital. “Precisamos buscar alternativas para o melhoramento das condições de trabalho, primeiramente reduzindo custos e aumentando a equipe, que atualmente é insuficiente para atender a toda a população”, disse.
Para Júlio Pinheiro, a Câmara exige de imediato que se resolva com a Companhia o grande problema da falta d’água, que aflige, principalmente, os moradores das regiões, Sul, Norte e Leste de Cuiabá.
“O que está acontecendo na companhia é uma aberração. Vamos continuar lutando para mudar essa triste situação. O cidadão fica sem alternativa nenhuma com a falta de água, uma solução clara por parte do Executivo Municipal necessita ser providenciada”, afirma ele. “Mesmo sendo o do PTB, mesmo partido do prefeito, vou cobrar uma solução urgente”, argumenta Pinheiro.
Durante a discussão, Júlio Pinheiro sugeriu a devolução da Sanecap para o Governo de Mato Grosso. Ele crê que o Estado possui estrutura financeira e capacidade de endividamento para  tomar as devidas providências necessárias para a solução da problemática.
“O déficit da Sanecap é muito alto e a prefeitura não tem condições de arcar com todos esses problemas, grandes recursos precisam ser injetados”, pontuou.
O presidente afirmou que só não vai aceitar a privatização. “Vamos resolver da melhor maneira o reabastecimento de água em Cuiabá, no entanto, discutindo pela Câmara. Só não vamos deixar que privatizem o que pertence ao povo, de direito.”
Na sabatina, acompanhou o presidente, os diretores: engenheiro Jacírio Maia Roque (técnico), advogado Erick Ferreira (administrativo), engenheiro Éverson Serra (comercial) e engenheiro Frederico Campos (financeiro).
 Antônio Carlos Ventura,que está à frente do cargo de presidente há três meses, é engenheiro, pós-graduado em Auditoria, Finanças e Controladoria, pela Fundação Getúlio Vargas (USP-SP), Mestre em Engenharia pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.
Participaram da sessão os vereadores, Arnaldo Penha (PMDB), Antônio Fernandes (PSDB), Lueci Ramos (PSDB), Professor Néviton (PRTB), Adevair Cabral (PDT), Chico 2000 (PR), Clovito (PTB), Deucimar Silva (PP), Domingos Sávio (PMDB) Everton Pop (PP), Lúdio Cabral (PT),  Misael Galvão (PR), Pastor Washington (PRB), Roosevelt Coelho (PSDB), Tiago Nunes (PSDB), Toninho de Souza (PDT), Totó César (PRTB), Marcus Fablício (PP).
Adrielle Piovezan com Ronado Pacheco