17/02/2011
Professores devem ter centro de reabilitação para tratar de doenças profissionais
O desgaste diário no relacionamento com a sala de aula é a principal causa de doenças entre professores da rede pública de ensino de Cuiabá. Preocupado com a questão, o vereador Lúdio Cabral, líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Cuiabá, que é médico, apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira (17/02) projeto de lei que autoriza o Executivo a criar um centro de reabilitação aos professores municipais, para tratamento de doenças profissionais e atendimentos preventivos, gerado pelo estresse diário.
O centro de reabilitação, defendido no projeto, deverá contar com equipamentos especializados, além de profissionais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cardiovascular.
Para Lúdio Cabral, o número de profissionais afastados de suas atividades por motivo de doença tem sido crescente, ficando o profissional, readaptado na rede municipal.
 “Alguns alunos chegam em sala de aula trazendo problemas de casa. Outros fazem questão de demonstrar que não concordam com a nota baixa que tiraram”, explica o parlamentar petista.
“De um jeito ou de outro, todos descarregam seus ressentimentos em cima do professor, por isso, há necessidade de um local específico que cuide desses problemas que atormentam muitos professores”, justifica Lúdio.
Segundo o petista, a lei vai garantir qualidade de vida aos educadores e ainda evitar o desperdício desses recursos humanos. “É fundamental a ajuda de acompanhamento médico, periódico e sistemático da saúde”, avalia o vereador do PT.
Adrielle Piovezan

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app