23/02/2011
Professor Néviton solicita escola e consegue transporte escolar para comunidade Gamaliel
Pelo menos 75 alunos do ensino fundamental da Comunidade Evangélica Gamaliel já podem estudar nas escolas públicas do Jardim 1º de Março e Três Barras (Grande Morada da Serra), na região Norte de Cuiabá. É que a Secretaria Municipal de Educação, a pedido do vereador Professor Néviton Moraes, segundo secretário da Câmara de Cuiabá, destinou um ônibus para o transporte escolar das crianças e adolescentes daquela comunidade, composta majoritariamente por famílias de baixa renda.
Em reunião com o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto, o Professor Néviton solicitou a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na Comunidade Gamaliel. “É uma medida urgente, porque centenas de crianças são obrigadas a percorrer longas distâncias até as escolas do Grande CPA”, argumenta ele.
Professor Néviton aponta que, como medida emergencial, assegurou com Permínio Pinto o ônibus para o transporte escolar. “É uma medida paliativa, mas atende de forma imediata dezenas de crianças que corriam o risco de perder o ano letivo; agora, ao menos, têm condições de chegar à sala de aula”, aponta ele.
“Como educador, sei da importância de evitar que as crianças percam o ano”, afirma ele, que há 22 anos trabalha no ensino público de Cuiabá.
As estradas vicinais da comunidade Gamaliel, segundo Néviton, estão em condições precárias. “No período de chuvas, transitar por essas vias é uma autêntica aventura e soube de dezenas de crianças que percorrem até 10 quilômetros a pé ou em velhas bicicletas para chegar até as escolas do CPA. Com o ônibus, evitamos isso”, completa Professor Néviton.
Ronaldo Pacheco