Início
NOTÍCIAS
04/03/2011
Tiago Nunes propõe audiência para discutir revitalização do centro histórico de Cuiabá
O vereador Tiago Nunes (PSDB) apresentou requerimento para que seja realizado, em parceria com o deputado estadual Guilherme Malouf (PSDB), audiência pública para debater o tema “Revitalização do centro histórico de Cuiabá”.
O  vereador observa que é necessário iniciar um processo de revitalização, conservação e valorização deste importante patrimônio cultural mato-grossense.
 “Com a vinda da Copa do Pantanal em 2014, a Capital se tornou centro das atenções no quesito transformação, e requer que discutamos com a sociedade o que está previsto para o Centro Histórico”.
Tiago Nunes argumenta ainda que, é prioridade discutir uma solução que atendam os interesses dos moradores e comerciantes locais. “Essa é uma preocupação que existe nas duas esferas do legislativo, por isso, a união da Assembléia e Câmara”, assegura o vereador tucano.
A audiência pública está marcada para o dia 14 do mês de abril no auditório Deputado Milton Figueiredo, localizado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
Histórico
Formada pelas primeiras vias urbanas da cidade, o Centro Histórico de Cuiabá, foi aberto a partir da descoberta de ouro às margens do córrego da Prainha, no ano de 1722, fundamental para definir os eixos de ocupação da cidade, à margem do córrego da Prainha. Desde então, a cidade foi crescendo e consolidando outros espaços, como o quadrilátero do largo da matriz, onde, além dela, estavam o pelourinho, a casa de câmara e cadeia e a residência dos ouvidores e juízes-de-fora.
Os estudos para o tombamento começaram na  1980, tendo sido ele aprovado em 1988 pelo conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Por motivos políticos, o tombamento só foi efetivado em 1993, com a inscrição da área nos livros histórico, de belas artes e arqueológico, etnográfico e paisagístico.
A área tombada do centro histórico possui 13 hectares, onde estão cerca de 400 imóveis. Há ainda a área de entorno, com mais 600 imóveis e 49,7 hectares.
Adrielle Piovezan

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
27/05 - ARTIGO - CRISE ECONÔMICA E A COVID-19
27/05 - Vereador diz que emendas na Reforma da Previdência podem atrapalhar o acordo entre o Executivo e servidores
27/05 - Projeto de lei obriga prefeito a prestar contas durante pandemia da covid-19
27/05 - CCJR emite parecer favorável a projeto que aumenta carga horária dos profissionais de tecnologia da informação
27/05 - Reforma da previdência será apreciada na sessão desta quinta-feira (28)
26/05 - CCJR analisa projetos nesta quarta (27) ao vivo nas nossas plataformas digitais
26/05 - CPI do Saneamento tem oitiva marcada para esta quarta (27)
26/05 - Vereadores intermedeiam reunião entre Hospital Geral e Secretaria de Saúde
26/05 - Obras de pavimentação asfáltica serão retomadas no Bairro Despraiado
25/05 - CPI da Semob realiza visita técnica na empresa Rodando Legal, responsável pelo recolhimento de carros apreendidos
25/05 - Juca do Guaraná solicita a inclusão de picolezeiros e pipoqueiros no programa ‘Renda Solidária’
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.