17/03/2011
Cuiabá está dentro do prazo na execução de obras da Copa de 2014 e prioridade é Verdão
Pelo menos 12 meses antes do início da Copa do Pantanal 2014, Cuiabá estará pronta para receber o maior evento esportivo-turístico de sua  istória, tendo uma das arenas mais modernas do Hemisfério Sul. A garantia foi ada pela diretoria da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo no  Pantanal (Agecopa), durante sessão especial no Plenário das Deliberações da Câmara de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (17/03), requerida pelos vereadores Júlio Pinheiro (PTB), presidente da Casa, e Misael Galvão (PR), vice-presidente da Comissão de Transporte.
A discussão central da sessão especial, com a participação de 18 vereadores, versou prioritariamente sobre as obras da Arena Multiuso do Verdão e investimentos em vias públicas de Cuiabá e Várzea Grande, visando melhorar a mobilidade urbana entre as duas cidades. “Creio que a principal dúvida foi sanada: se estaremos prontos para o evento...(!?)  A resposta que nos foi dada é sim”, afirma Misael Galvão, que presidiu quase toda a sessão.
Galvão enalteceu a presteza dos diretores e lembrou que, com exceção de Jefferson Campos, diretor financeiro, todos os demais foram vereadores, na Capital: Roberto França (1972-80), diretor de Comunicação; Agripino Bonilha (1983-88), de Assuntos Institucionais; Carlos Brito (1988-99), Infra-Estrutura; Yênes Magalhães, presidente, e Yuri Bastor Jorge, Assuntos Estratégicos (2011-05). “Todos foram vereadores e demonstraram respeito por esta casa de leis”, observa Misael.
O presidente da Agecopa, Yênes Jesus Magalhães, citou que, nesta semana, foram lançadas duas licitações, sendo que para contratar empresa especializada para elaboração de projetos básicos de engenharia de obras viárias de duplicação, pavimentação no período de execução das obras na travessia urbana, na Grande Cuiabá. “São sete obras de desbloqueio”, argumenta ele.
Yênes Magalhães disse que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) não abriu mão dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) nem dos Relatórios de Impacto Ambiental (Rima). Porém, se comprometeu em não embargar obras sem, antes, consultar a Agecopa. Por isso, a autarquia lançou licitação para a contratação de empresa especializada para elaboração de projetos técnicos de licenciamento ambiental para implantação de obras viárias na Capital.
O vice-presidente da Câmara, vereador Arnaldo Penha (PMDB), agradeceu à diretoria da Agecopa e lembrou que, em co-autoria com o vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), requereu à Mesa Diretora a criação da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa. “Provavelmente, com essa comissão, será possível estreitar o diálogo com a Agecopa”, pondera Penha.
O diretor de Infra-Estrutura da Agecopa, ex-deputado Carlos Brito, afirmou que, por conta da Copa do Panatanal, Cuiabá receberá investimentos que, talvez, nem em meio século seriam viabilizados.
O diretor de Comunicação, ex-prefeito Roberto França, enfatizou que as obras estão rigorosamente dentro dos prazos contratados. “As obras estão dentro do cronograma que estabelecemos e adiantadas em relação ao pactuado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa)”, aponta França.
A Arena do Verdão, segundo França, pelo compromisso assinado com a Fifa, o governo tem que entregar em junho de 2014, mas o contrato assinado com a empreiteira prevê entrega em dezembro de 2012.
Arnaldo Penha prevê que a Câmara vota em plenário, provavelmente na sessão da próxima terça-feira, a criação da Comissão Especial de Acompanhamento de Obras e Assuntos da Copa do Pantanal 2014.

RONALDO PACHECO – 9201-8546 ou 9901-0647