Início
NOTÍCIAS
28/03/2011
Por segurança, salas dos conselhos tutelares de Cuiabá deverão ter disque-denúncia
O vereador Roosivelt Coelho, líder do PSDB na Câmara de Cuiabá, apresentou indicação para que Disque Denúncia, com três dígitos, seja instalado na sala do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Cuiabá, onde funcionará diuturnamente, com plantões dos conselhos tutelares. A proposta do parlamentar tucano, na Câmara, vai ser reapresentada na sessão ordinária desta terça-feira (29/03), visto que, no ano de 2009, a mesma proposta foi apresentada e, em seguida, vetada pelo próprio Legislativo.
A matéria, segundo Roosivelt, visa atender de forma imediata denúncias provenientes de violências contra crianças e adolescentes, baseando em casos recentes de abuso e exploração sexual e na dificuldade encontrada em denunciar através do disk 100. 
O parlamentar do PSDB argumenta que os seis conselhos tutelares que funcionam em Cuiabá possuem números diferentes e isso é um problema. Com cada uma dessas instituições tendo um número de telefone, composto de oito dígitos, dificulta a denúncia. “Esses telefones não aceitam ligações à cobrar e as pessoas, tendo que pagar pela chamada, acaba tornando a denúncia inviável a muitas famílias de baixa renda”, pondera ele.
De acordo com o parlamentar do PSDB, o disque denuncia facilita até as próprias crianças, que podem delatar a violência sofrida. “Com três dígitos, o disque denúncia será de fácil memorização, qualquer cidadão pode levar o caso aos conselhos tutelares ou até mesmo a outro órgão competente”, aponta Coelho. 
Para o vereador tucano, a principal missão é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente na Capital mato-grossense, contribuindo ainda para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.
De acordo com Artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/90), “o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos nesta lei”. 
Adrielle Piovezan

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/09 - Câmara reúne servidores da saúde para debater Projeto 25
18/09 - Alunos indígenas visitam a Câmara de Cuiabá
18/09 - Escola Elza Luiza Esteves reforça a importância da árvore durante o 25º PlantAR
18/09 - CCJ analisa 17 projetos de lei nesta quarta
18/09 - Parque Geórgia começa a receber manilhamento
17/09 - Policiais vão fazer rondas permanentes no entorno da Câmara de Cuiabá
17/09 - Vereadores aprovam isenção de IPTU para templos religiosos que funcionam em imóveis alugados
17/09 - Aprovada Lei que obriga empresas a reparar danos ao Erário
17/09 - Corte de energia e outros serviços poderá ser proibido às sextas, sábados, domingos e feriados
17/09 - Projeto prevê brinquedos a pessoas com deficiência
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.